Empresas nacionais de bebidas investem em garrafas especiais para encantar os consumidores ávidos por novidades
Há oportunidades para se posicionar como premium ou produto “aspiracional” por meio de embalagens desenhadas para tal finalidade. Usaremos dois exemplos de sucesso. A empresa Leblon apostou numa garrafa de design muito distinto e próprio para conectar o consumidor com seu novo produto. O licor é igualmente diferente e único: licor de açaí! A escolha do nome antecede o caminho da exclusividade, “Ç” ou Cedilha, como nosso açaí, muito próprio, e agora, ainda mais valorizado! A marca, ou seja, o “Ç” está gravado em relevo na garrafa de vidro e destacado pela cor branca, que contrasta com a cor forte do açaí, e dispensa rótulos. Rapidamente, o produto se tornou um sucesso nas gôndolas das adegas daqui e do exterior.
A Perini, indústria vitivinícola da região Sul do Brasil, optou por romper com a categoria, que usa embalagens standards e usou uma garrafa especial, de base quadrada. A garrafa de vidro é arredondada no alto, porém, mesmo assim, mantém quatro laterais bem definidas. O formato escolhido guarda a relação com a marca QU4TRO , com a letra A maiúscula, simulando o numeral 4. A razão é que o vinho é produzido a partir da seleção de quatro uvas: Ancellota, Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon. Até na gargantilha superior ou cápsula, há a menção das quatro uvas, uma em cada face da garrafa.
O produto tem grande destaque em relação aos demais por quebrar a monótona gôndola de garrafas iguais… Cria uma surpresa agradável aos consumidores ávidos por novidades. Parabéns às duas empresas por apostar na ousadia de fazer algo exclusivo e especial, surpreendendo e encantando seus consumidores que assim se tornam mais fiéis. Embalagens assim são melhores e tornam o mundo melhor!