UM PAÍS DE PEQUENAS DIMENSÕES E GRANDES DIFERENÇAS SOCIAIS TRAZ OFERTAS PARA TODOS OS BOLSOS
O padrão de vida do Panamá é muito heterogêneo: não é necessário nem mesmo se distanciar da orla do Pacífico para se notar; andando pelo pequeno país então, as diferenças tornam-se exacerbantes. Com o grande fluxo de negócios e executivos e com a facilidade de importar produtos, os supermercados (Rey®, Super 99®, Xtra® e El Fuerte®) panamenhos são uma grande vitrine mundial. O mais interessante é que, apesar de haver poucas indústrias locais, há ofertas para todos os bolsos, e muitos produtos acessíveis para os clientes de baixa renda, alguns importados dos vizinhos da América Central. Há ainda produtos de multinacionais, oferecidos em embalagens menores ou mais simples para se adequarem. Um exemplo é o leite condensado da Nestlé®, disponível numa embalagem de aço de apenas 100 g.
Encontramos também sabonetes (Baby, da Castille®) simplesmente sem embalagem alguma. É difícil imaginar quanto tempo o perfume e as condições do produto se mantêm. A marca de café Duran® contém apresentações de café de apenas 12 g em embalagens flow pack transparentes impressas em três cores, e outra do “Cappuccino” (sic) de 20 g. O café solúvel Nescafé® vem em cartuchos com 12 sticks. O Chocolisto®, achocolatado em pó da Nutresa® (da Colômbia), é comercializado em envelopes de 20 g, ou seja, para um copo. A pasta de tomate da Nestlé® em stand up pouch contém 113 g, e o Natura’s, da Unilever®, 106 g. Enlatados como as sardinhas, além de virem em embalagens cilíndricas, como na África, contêm só 155 g. A mundialmente conhecida Maizena® trabalha com uma embalagem em cartão de 75 g, porém concorre com a Maicena (sic) “El Molino Criollo®”, produto da panamenha Quality Cereales® de 50 g, disponível numa embalagem flexível. As embalagens de biscoitos locais vêm também em porções pequenas, como a Choco Cream®, da Pascual®, num flow pack de 62 g. Aliás, as embalagens flexíveis predominam: a panamenha GoldMills® oferece mistura pré-preparada para panquecas em embalagem flexível com 170 g, prometendo o preparo de até oito panquecas. Até mesmo talco antisséptico como o Proderm®, de outra panamenha, a Lavery®, é fornecido em envelopes de 100 g.
Embalagens que se adequam ao bolso do consumidor são melhores, e: Embalagem melhor. Mundo melhor! Sempre! Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.