O lançamento de bebidas e alimentos funcionais tem aumentado, com destaque para produtos de base vegetal e natural, como cannabis
O mundo pede calma vez mais calma e paciência em tempos de hiperconexões e o ritmo agitado da vida moderna. Neste contexto, a demanda de produtos à base de cannabis tem crescido para proporcionar momentos de relaxamento e descontração, seja para beber ou para comer.
A cannabis é uma planta constituída por inúmeras substâncias. Entre elas, um dos componentes mais conhecidos e estudados, é o canabidiol (CBD), substância responsável por ativar e regular o sistema nervoso e imunológico. O CBD previne a decomposição de uma substância química no cérebro que ajuda a controlar a dor, o humor e a função mental. O canabidiol apresenta possíveis benefícios no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, tratamento da dor crônica, ansiedade, e até mesmo, de pessoas com câncer, por exemplo.
A GOURMET FIELDS LTD, da Costa Rica, lançou na Anuga 2023 (feira bienal internacional de alimentos e bebidas, que acontece em Colônia, Alemanha) uma linha premium de chocolates que contém 120 mg de CBD (canabidiol) um dos componentes da cannabis.
Um dos produtos mais antigos no mercado europeu é a Caice, um chá gelado com CBD, apresentado em embalagem cartonada da CartonCan, que promete momentos de relaxamento natural.
Embalagem tradicional de cervejas e refrigerantes, a lata de alumínio está conquistando novos mercados como bebidas funcionais. É o caso do chá da Trip Drinks, ligeiramente gasoso, composto de ginseng, limão, camomila e 15 mg de CBD, que promete uma viagem tranquila ao meio do caos.
Também do Reino Unido, a Goodrays CBD, escolheu a lata de alumínio para embalar sua bebida gasosa com flor de sabugueiro e 30 mg de CBD. A marca destaca que tem 0% de THC, substância que também faz parte da cannabis e que pode gerar dependência química.
A Multitrance Amsterdam da Holanda comercializa pirulito com cannabis em diferentes formatos: individuais, embalagens para presentear com cinco pirulitos, e displays com 70 e 100 pirulitos.
E, como qualquer produto, embalagens que comunicam claramente o seu propósito são fundamentais para conversar com o público-alvo.