A empresa letã Brivais Vilnis, tradicional no setor de pescados europeu, entendeu que investir em embalagens transparentes poderia ser um diferencial para mostrar a qualidade de seus produtos, posicionando-os como novos e diferenciados. Para tal, desenvolveu, em cooperação com a empresa alemã Weidenhammer, uma embalagem única de plástico transparente que garante as mesmas características e vantagens da embalagem de metal em termos de shelf life (tempo de vida de prateleira). Além disso, é mais leve e possui uma grande área de transparência que permite visualizar o produto embalado.
As novas embalagens destacam o fato de serem livres de bisfenol (produto químico indesejado por ser perigoso e trazer efeitos perniciosos à saúde humana) e podem ser armazenadas em temperatura ambiente. Duram até dois anos e mantêm o sabor do pescado naturalmente, sem alteração, além de serem fáceis de abrir. A empresa tem duas possibilidades de embalagens inovadoras, ambas fáceis de serem abertas: a embalagem (pote) com o corpo em plástico, fechada com a tradicional tampa de metal abre-fácil; e a embalagem do copo ou pote de metal, selada com uma tampa transparente de plástico.
A inovação destacou os produtos nos supermercados da Europa, que se tornaram prediletos por muitos consumidores. A embalagem é conhecida como Polymer Cup Packaging (embalagem de copo ou pote plástico). Algo similar foi proposto na última feira InterPack (maio de 2014) pela Kortec®, o que foi relatado por nós no artigo de cobertura da InterPack em junho de 2014.
Os diversos produtos da empresa letã, como salmão ao molho de tomate ou óleo, sardinhas e outros peixes, podem ser vendidos nas embalagens tradicionais, porém as novas embalagens têm sido procuradas pelos supermercadistas, pois são atraentes e diferenciadas, criando inclusive painéis coloridos num setor que antes era monótono. Além disso, descartam a imagem de produto commoditie que normalmente é dada aos pescados enlatados.
As embalagens inovadoras têm provocado também experimentação da marca e crescimento de venda dos pescados de forma geral, além, é claro, de aumentar as vendas da empresa. Embalagem de vanguarda é melhor e promove um mundo melhor para todos!