Os produtos pessoais e de limpeza dos lituanos são bem próximos aos produtos brasileiros, sendo possível encontrar até as mesmas marcas. Os “cheiros” também são bem parecidos, com a presença dos suaves que remetem à natureza.
O limpador multiúso Somat® tem uma embalagem bem brilhante (brilho conferido pelo rótulo termoencolhível) e esguia, com espaço para a empunhadura da mão. A abertura é facilitada pela tampa, que também possui o recurso de travar. Normalmente utilizado na limpeza de vidros e louças, o produto é muito prático.
O Ajax® apresenta versão delicadamente perfumada, como limão, por exemplo, além de embalagens econômicas tanto nos multipacks quanto nos refis.
Como em outros países, a preocupação ecológica segue em pauta por lá e é claramente percebida no amaciante de roupas PlanetClean®, que vem em frasco translúcido, com tipografia suave em tons de verde e marrom-natureza, mencionando que o produto é vegan e biodegradável. Ótima opção para quem se preocupa com o hoje e o amanhã e as questões de sustentabilidade.
Uma novidade foi vista na gôndola dos absorventes higiênicos da marca bella®, que têm o formato de calcinhas tipo tanga e são embalados em cartuchos da mesma forma. Os fabricantes também desenvolveram uma bandeja aplicada no fundo que acomoda melhor o produto e auxilia no transporte das embalagens mantendo-as em pé, com os cartuchos em apresentação impecável.
A Colgate-Palmolive® entrega seus sabonetes em cartuchos que remetem à tradicional caixa kraft, trazendo decoração que lembra um selo antigo ladeado por arabescos de rosas.
A Raskila® apresenta seu xampu em frasco standard com rótulo simples, destacando tons de verde com ilustração hiper-realista da babosa (aloe vera ou alavijas). Embora sem grandes apelos, é uma das marcas mais conhecidas e usadas na Lituânia.
A Melisa® conta com uma apresentação mais sofisticada, como observado na embalagem para condicionador de cabelos coloridos. O frasco, embora standard, é ligeiramente diferenciado em PET marrom, possui pump em vez de tampa e rótulo mais elaborado com bordas, além de foto das olivas e um selo comunicando que o produto é livre de parabenos. Esses são detalhes que elevam o valor e o preço do produto.
A marca mais sofisticada e moderna que encontramos é a margarita ®, da empresa Biok®. A mais antiga marca de beleza lituana mantém várias linhas de produtos pessoais, como tratamento de rosto, corpo e cabelo, e se esmera em continuar a tradição para se tornar a mais reconhecida e valiosa no país. Apostam em embalagens mais modernas e bem desenhadas. Usam muitas bisnagas, sempre com soft touch e cores suaves, em tons de verde e azul. As ilustrações são delicadas e as informações obedecem à hierarquia e, assim, tornam-se práticas e fáceis de serem compreendidas. Parabéns às empresas e aos responsáveis pelas marcas. Usar embalagens que acompanham o conceito do produto é uma escolha certa para ter sucesso e futuro, afinal: Embalagem melhor. Mundo melhor! Mais informações e fotos dos produtos podem ser obtidas no site: www.clubedaembalagem.com.br.