Quando encontramos dois produtos similares com preços parecidos nas gôndolas, o que vai definir a decisão de compra será a adequação ao estilo do consumidor, ou seja, o quanto o design se conecta com quem está adquirindo o produto. Hoje, a adequação ao público-alvo está tendendo a personalização. Alguns sites já possibilitam que o consumidor o faça inclusive.
O produto feito para o público infantil tem de ser desenhado para isso, assim como para jovens ou homens maduros, e assim por diante. Beleza e identidade claras dos produtos com atenção às preferências de cada grupo são essenciais, e é sempre fundamental escolher boas produções fotográficas e impressões impecáveis, pois fazem grande diferença.
Para o consumidor mais jovem é importante variedade de opções, sejam de sabores ou perfumes. Eles querem sempre novidades em todos os sentidos, assim, pode ser uma estratégia de marca ser jovem e atraente ao seu público, para manter a experimentação e a curiosidade em alta. Quem faz isso muito bem é Club Social, da Mondelez, nas embalagens dos seus novos snacks com sabores que irão agradar a galera: pizza marguerita, queijo parmesão e american barbecue. As cores metalizadas vibrantes como vermelho, roxo e dourado em contraste com o azul chapado, numa arte cheia de raios, chamam a atenção para a novidade.
Já a Heineken ganhou participação de mercado com o lançamento de CLASH’D (choque): uma bebida gasosa sem álcool, de poucas calorias, que combina malte com suco de frutas. Sabores “novos” ou da moda, como hibisco com frutas vermelhas; maçã golden, capim limão e hortelã; limão siciliano, morango e gengibre, atraem os jovens consumidores. Para ir além, a marca desenvolveu uma garrafa com design com cores que deixam “vazar” o metalizado, com jogos de partes com calço de branco em contraponto com outras que o brilho reluz.