EXEMPLO COSTARRIQUENHO DEMONSTRA QUE SE PODE CONSTRUIR MARCA FORTE MESMO A PARTIR DE UMA FAZENDA DE CAFÉ NO INTERIOR DA AMÉRICA LATINA
O Grupo Britt® (um grupo de empresas relacionadas a agronegócios) possui mais de 30 anos no mercado, inovando como uma empresa multilocal comprometida com uma elevada qualidade de produtos, embalagens e serviços. Iniciou com o já reconhecido mundialmente Café Britt®, caracterizado pela elaboração de produtos gourmet e exclusivos. Seguiu usando a mesma marca guarda-chuva para além do café, porém primeiramente em produtos que podiam agregar ou que partissem da mesma fazenda, como chocolates (é comum na Costa Rica a fazenda multicultura).
Vários produtos foram criados por especialistas com receitas únicas, com insumos de áreas de prestígio como Tarrazú (Costa Rica), Nariño (Colômbia), Equador e até mesmo do Brasil. Posicionaram-se com produtos excelentes e com forte presença nas mais prestigiadas cadeias hoteleiras da América Latina, além de lojas em pontos de destaque, como aeroportos e shoppings sofisticados.
Criaram uma linha de chocolates com café, com frutas e amêndoas, bombons de chocolates, depois as tradicionais “chocotejas” e depois inovaram com a linha “Brittle” (amêndoas cobertas com caramelo) e a de cookies com café – todos deliciosos e trazendo uma experiência sensorial única.
A logo BRITT® em si é clara e limpa. Também as embalagens de mesma arquitetura para a grande maioria de linhas são sempre de altíssima qualidade em termos de estrutura e impressão. Usam preferencialmente embalagens stand-up pouch e, quando podem, incorporam papel-cartão ou inovam, como no exemplo da embalagem flexível em formato tetraédrico.
O design das embalagens é de padrão visual claro, agradável e, no mínimo, bilíngue. A produção fotográfica é excepcional. Na parte frontal da embalagem, destacam-se ao centro numa cesta ou na própria fruta os chocolates; nas laterais, as imagens das regiões e a cultura de cada produto. Utilizam camada extra de verniz brilho para fazer “voar” a borboleta azul e “pular” o sapo de olhos vermelhos, símbolos da Costa Rica. Um verdadeiro exemplo a ser seguido para se construir uma marca de classe mundial e aumentar as divisas do país. Embalagem melhor. Mundo melhor!