ATRIBUTO FOI ELEITO COMO O MAIS IMPORTANTE POR 76% DOS ENTREVISTADOS. AGÊNCIAS DE DESIGN DE EMBALAGEM INVESTEM NO ESTUDO DE MERCADO E NEGÓCIOS DOS CLIENTES PARA CRIAR PROJETOS INOVADORES
Por ser bastante competitiva e pulverizada, a categoria “Agências de Design de Embalagem” dividiu as opiniões dos profissionais consultados, e mais de 10 empresas apareceram com 2% ou menos de menções na Pesquisa Pack Destaque Preferência. A Future Pack foi a empresa mais mencionada pelos respondentes, com 16% dos votos, seguida pela Narita Design, com 10%. A terceira posição ficou com a Seragini Design (8%). Entre os motivos de preferência, a criatividade foi considerada a mais importante, com 76% das menções. A qualidade de atendimento (36%) e a apresentação de soluções inovadoras (32%) também foram atributos relevantes na escolha do fornecedor.
“Para nós, cada cliente é especial, e a equipe está sempre focada em atender todos os prazos e buscar a qualidade em todas as etapas dos processos, com acompanhamento cuidadoso. Estamos sempre investindo e estudando para conhecer as tendências. Frequentamos feiras e congressos internacionais e realizamos pesquisas de campo em vários países do mundo”, afirma a diretora da Future Pack, Assunta Camilo.
A Future Pack ampliou seu espaço de atuação e está com uma nova sede, que conta com um acervo com mais de 20 mil embalagens e uma biblioteca com livros sobre assuntos como impressão, tecnologia, design, transporte e materiais, além de catálogos de feiras e expositores. Segundo a executiva, a companhia vem desenvolvendo vários projetos com diferentes materiais e novos conceitos, o que permite aproximar os clientes, tornando-os parceiros. Para 2015, a empresa pretende seguir com o planejamento e inovar. “Embalagem é uma área que cresce sempre, mesmo em tempos difíceis. Este será um ano que teremos que exercitar nossa criatividade ao máximo”, completa Assunta.
Há cinco anos, a Narita Design investe em uma metodologia própria de investigação e criação, chamada Processo Límbico, que tem o consumidor como centro do estudo. Mario Narita, CEO e fundador, afirma que a empresa busca ser uma facilitadora para os clientes através de processos claros e organizados; atendimento envolvido na rotina e nos negócios; e otimização do tempo e investimento. “Temos tido muito êxito na área de estratégia, que, além do planejamento da marca em si, trouxe muita consistência para o nosso trabalho de design gráfico e estrutural. Estamos em constante evolução e isso é refletido em nossos produtos e relacionamento com nossos clientes”, destaca.
De acordo com Narita, a empresa trabalha para que o mercado siga prosperando e a fidelização dos clientes se dá pelo retorno e consistência da entrega e negociações. No ano passado, a companhia teve resultados positivos, mas se preparou com cautela para 2015. “Nesses anos difíceis, os investimentos tornam-se mais escassos, porém, mais dirigidos”, analisa. Para o executivo, é importante entender as transformações do mercado e evoluir paralelamente a ele, aliando a visão estratégica das marcas e assertividade nos processos de design. “A embalagem foi e continuará sendo um dos principais pontos de contato com o consumidor e sua marca, o veículo que entra em suas casas diariamente”.