Cuba: Embalagens para os Cubanos

A REALIDADE DAS EMBALAGENS CUBANAS PARA OS CUBANOS É COMO A VIDA DELES: SIMPLES, DIFÍCIL, SEM CONVENIÊNCIA OU DIFERENCIAÇÃO, E COM SEGURANÇA PRECÁRIA

Após anos sob a ditadura militar dos irmãos Castro, a economia cubana tem sérias limitações de distribuição de produtos, pois há falta deles para a grande maioria da população. A embalagem cubana nem sequer consegue atender à primeira função, a de proteção. E isso quando há embalagens. Produtos como pães, legumes, verduras, por exemplo, são comercializados sem nenhuma proteção. A carência por produtos é enorme. Desse modo, a embalagem ser feia, pouco funcional e mal identificada passa a segundo plano.

Os rótulos de xampu, por exemplo, estavam descolados, enrugados, mal aplicados, etc. A tampa tinha folga que originava vazamentos. O frasco do desodorante ainda mantém o modelo antigo com muito mais material do que o necessário e durante a aplicação ocorreram bolhas.

As bebidas Coral vêm numa embalagem muito simples, que precisaria ser higienizada antes de ser aberta e o produto, transferido para um copo para ser consumido. Na realidade, porém, as crianças pegam o produto, muitas vezes contaminado, e mordem a embalagem para consumi-lo.

O óleo de cozinha El Cocinero oferece risco para a utilização, pois a estrutura utilizada não é suficiente para reter o óleo, deixando a embalagem escorregadia. Além disso, é bem complicado transferir o conteúdo para um utensílio rígido para consumo.

O design em geral é bastante simples, assim como os conceitos utilizados. Há oportunidades de melhoria em todos os pontos da cadeia: desde o conceito até a preocupação de disposição, destacando a impressão e os processos de selagem ou fechamento.

A questão de recolhimento das embalagens parece ainda sem atenção, pois nem sequer há simbologia de descarte ou rotulagem ambiental que possa orientar os consumidores.

Por fim, tanto em Cuba como aqui temos um caminho longo a seguir para orientar nossos consumidores a cuidar mais e melhor da coleta seletiva, a fim de promover a reciclagem das embalagens. Quanto mais reciclarmos, melhor para o planeta, já que estaremos poupando matéria-prima.

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.