MESMO NUM MERCADO PEQUENO É POSSÍVEL CRIAR CONCEITOS E FAZER “DESIGN” DIFERENCIADO POR FORMAS, IMAGENS E CORES
Ao visitar os grandes supermercados bolivianos como o Hiper Maxi, Tia ou os pequenos “micromercados” como intitulam, encontramos muitas embalagens bem resolvidas e que atendem muito bem o seu público. A primeira observação é a simplicidade das soluções e propostas; a segunda é a preferência e o orgulho dos bolivianos pela indústria nacional. Mesmo aspirando por produtos melhores, eles entendem que a compra de um produto nacional fortalece a economia.
Há muitas soluções interessantes, porém, destaco a marca “El Salerito”. A partir de uma pré-forma de PET simples, ela criou uma “garrafa” ou frasco invertido (com a tampa na parte de baixo e decoração com rótulo termoencolhível). Um conceito comum, porém, o resultado ficou muito bom. O formato faz uma referência aos saleiros de madeira com rosca. O rótulo com janela permite aos consumidores a visualização do sal e como reveste a embalagem até a tampa, lacra-a também. A solução tem dois tamanhos para os diferentes tipos de sais.
Outro destaque é a embalagem da margarina Regia. Oferece praticidade e conveniência aos seus consumidores com um copo-xícara com tampa. O objeto tem até asinha para facilitar o uso e ainda assim conseguiram decorá-lo com um rótulo termoencolhível.
Ainda na categoria de laticínios, o iogurte San Javier se distinguia dos demais na gôndola ao se apresentar num frasco de PE com formato das antigas leiteiras metálicas, ganhando um toque “vintage” e natural. A marca utiliza o splash “Hecho em Bolívia” e oferece vários sabores e tamanhos.
A marca de molhos Kris, também boliviana, é disponibilizada em frascos e stand-up pouches. A embalagem de mostarda ilustra os grãos de mostardas, demonstrando sua origem.
Produtos infantis têm um ar lúdico, como o suco Pulp, que entrega aos pequenos vários “carrinhos”. Cada um colorido conforme o sabor e tendo como “motorista” uma “frutinha” especialmente desenhada para o propósito. Muito divertido!
Prova de que sempre, com qualquer orçamento, pode-se ir além e entregar propostas melhores e: Embalagem melhor. Mundo melhor. Sempre!