Emoção que desequilibra

Voltamos de mais uma pesquisa na Europa e encontramos na Alemanha e na Áustria embalagens usando apelo emocional para convencer o cliente a comprar o produto e a reforçar a marca em sua mente

A Voltamos de mais uma pesquisa na Europa e encontramos na Alemanha e na Áustria embalagens usando apelo emocional para convencer o cliente a comprar o produto e a reforçar a marca em sua mente. A primeira e principal função da embalagem é proteger o conteúdo. Em seguida, entram fatores como identificação, facilitação do transporte, armazenagem e consumo (uso), tornando-a fundamental para estabelecer qual é a performance do produto (a que se destina e qual o desempenho esperado).

Atualmente, a embalagem também tem assumido a relevante tarefa de no desenvolvimento de uma arte especialmente para uma linha própria (ou exclusiva): a Marie Colette. A proposta é resgatar emoções vividas no campo, que na verdade fazem parte apenas do imaginário do tempo em que as pessoas passeavam de bicicleta tranquilamente pelas ruas. É possível encontrar todos os cítricos joviais, como pink, verde, laranja e amarelo; cores que chamam a atenção principalmente dos Millennials, a geração nascida nos anos 1980 que valoriza o bem-viver e os propósitos da vida e dos produtos.

A linha é composta por desodorante, protetor labial, creme, gel de banho e perfume, além de conter uma embalagem promocional que pode acomodar alguns itens, formando kits presenteáveis. Essa proposta de transformar produtos simples em presentes é mágica, e, em momentos difíceis de economia, é um excelente investimento.

O design gráfico é jovem como o público-alvo, com frutas coloridas desenhadas especialmente para a marca. Até a fonte da variante, Fruchtmarie, é manuscrita de forma delicada, compondo-se de forma muito harmônica com o elemento gráfico escolhido (duas cerejas), conferindo ao conjunto muita leveza. O maior destaque é o design estrutural do frasco, “fluido” como o líquido, e com a tampa acompanhando as curvas. Esta é de resina transparente, enquanto o frasco é dégradée no tom da variante; neste caso, pink.

Experiência Nivea

Na Áustria, a empresa alemã Nivea também mantém lojas-conceito (como nos outros países) e, como nas demais, apresenta os produtos da marca própria e os demais da empresa (Hansa, por exemplo). Possui um SPA exclusivo, cabeleireiro e manicure, todos para promover uma experiência única na aplicação dos produtos e, assim, a partir desta que protege melhor e permite deixar o pacote em pé. Para o fechamento, usa o mesmo princípio das novas embalagens de frios com filme flexível, com possibilidade de abre-fácil e refechamento. Golaço!

O melhor da loja é a possibilidade de personalizar a “sua” latinha Nivea. Com um sistema relativamente simples, as tampas das latas podem ser customizadas. O cliente escolhe alguns fundos e frases predefinidos para aplicar uma foto pessoal que pode ser feita na hora, ou selecionar uma foto de pontos turísticos. A partir da foto, a funcionária inclui a frase, e no fundo é criado um rótulo para essa tampa, que após o uso pode ser transferida para outro pote, ou seja, pode ser eterna. A ideia é criar presentes únicos e eternizar emoções e recordações, reforçando a marca no coração e na mente dos consumidores.

Embalagem que resgata emoções é melhor, e embalagem melhor promove um mundo melhor! Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site.

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