INOVAÇÃO ALEMÃ ABRE ESPAÇO PARA NOVAS EMBALAGENS EM PAPELCARTÃO

A Hörauf, pertencente ao Grupo Optima, lançou na ISM a solução Carton Can disponível em vários formatos. Uma embalagem de baixo peso e com ampla opção de reciclagem para atender as diferentes necessidades dos consumidores

Recentemente em visita à feira ISM (Sweets and Snacks), na Alemanha, pudemos conhecer novas aplicações da solução da empresa Hörauf, que pertence ao Grupo Optima, também alemão. A proposta, conhecida como Carton Can, ou lata de papel cartão, agora está disponível em variados formatos (quadrados, redondos, sextavados e retangulares) para atender a diferentes necessidades dos consumidores e ajudar as empresas a usarem o que lhes for mais conveniente.

Por exemplo, se o produto é um suco ready to drink, ou seja, pronto para beber, o redondo é uma excelente pedida, pela similaridade com a proposta das latas de alumínio. Se for um leite em pó, que sempre foi em lata de aço quadrado, então a melhor solução para manter a identidade talvez seja o formato quadrado. Essa opção também é importante em função do aproveitamento dos paletes. Se a escala de produção for grande, é uma vantagem competitiva e deve ser considerada. É relevante lembrar também que se trata de uma embalagem de baixo peso específico e com opção de reciclagem amplamente conhecida e disponível.

A novidade já está sendo utilizada pela Nestlé e outras marcas importantes em produtos granulados, como cafés, doces, cereais, grãos, salgadinhos, coco ralado e chás. As paredes multicamadas têm propriedades de barreira, preservam o aroma e o sabor e mantêm os produtos crocantes e frescos por mais tempo, mesmo no uso diário, pois o refechamento é bem eficiente. A embalagem traz ainda uma nova experiência possível para os consumidores sempre ávidos por inovações. Produtos em pó como leites e chocolates também podem usar a nova tecnologia de envase. Muitos produtores de bebidas aderiram ao sistema para atrair, sobretudo, os jovens, atendendo com conveniência. Em qualquer situação, o pouring (dispenser do produto) é fácil e agradável.

O conceito de envase é de produção in line, ou seja, em linha, e em ffs (form fill and seal), o que quer dizer: a partir de material em rolos (que dependem da barreira desejada), as latas de papel cartão são produzidas e entregues ao final da linha cheias de pós, líquidos ou produtos granulados. Vários processos de enchimento são possíveis por meio dessa técnica. Dependendo do produto, a altura da lata final é regulável e pode ser adaptada em apenas alguns minutos, na sequência do processo. Depois disso, o produto é envasado e fechado (selado). Também é possível adaptar linhas de embalagem de transporte na sequência do envase, dependendo da necessidade de automatização que a linha precisar.

Dessa forma, entendemos que essa nova proposta deverá ser amplamente utilizada em breve. O futuro dirá! Embalagem de vanguarda é melhor e embalagem melhor: mundo melhor!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.