A champanheira criada para a marca Salton foi desenvolvida para fazer parte do momento especial de celebração dos consumidores da bebida
Com um conceito de design de embalagem que salta aos olhos dos consumidores nas prateleiras de espumantes, a FuturePack desenvolveu uma champanheira de papel cartão para a Salton, que foi eleita a melhor embalagem do ano pelo Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews. Muito além do formato inovador, a embalagem entrega algo novo para celebrar um momento especial.
Segundo Assunta Napolitano Camilo, diretora da FuturePack, a ideia era criar uma embalagem que fizesse parte da experiência dos consumidores de forma memorável. “O design foi pensado para entregar uma embalagem que pudesse se destacar e ir à mesa no momento mágico do consumo, e que além de tudo fosse guardada e reutilizada, permanecendo assim mais tempo com o consumidor, ajudando a construir a marca na mente desses usuários”, acentua.
Entre os principais desafios para a realização do projeto da champanheira, revela Assunta, foi a quebra do paradigma de que o cartucho é descartável e representa apenas custo. “Mas, também acabar com o arquétipo de que a embalagem de cartão não contribui para criar valor para a marca”, destaca. “Desenvolver uma embalagem suficientemente resistente para receber o espumante e o gelo”, acrescenta a diretora, sobre outro desafio.
O papel dos parceiros também foi fundamental para desenvolver um produto único. Para isso, a Ibema forneceu um cartão mais resistente e rígido para suportar a carga de gelo e o espumante. A Málaga realizou uma metalização mais resistente para garantir as condições de transporte e a impermeabilização interna e “as duas características foram obtidas ao mesmo tempo”, afirma Assunta.
O processo de impressão feito pela Box Print conferiu uma cobertura impecável na cor preta que destacou o dourado. “Também foi relevante um corte e vinco firme, porém sem cortar ou furar o plástico, pois neste caso poderia comprometer a impermeabilização ou arranhar a metalização externa”, revela a diretora.
A Salton também contribuiu muito no desenvolvimento da champanheira. Ela participou e escolheu um produto que comportou o conceito diferenciado da embalagem. “A marca deu valor ao projeto, indicando o produto Reserva Ouro. Nos deram uma grande oportunidade, confiando no resultado”, destaca Assunta.
Segundo ela, a concepção da champanheira nasceu naturalmente. “Tínhamos um contato estreito com a diretoria da vinícola e eles foram abertos às novas propostas para alavancar as vendas e ampliar o reconhecimento da marca como jovem e inovadora”, explica.
A champanheira foi desenvolvida em edição limitada para criar uma atmosfera e sentir a receptividade do público. A distribuição do espumante foi feita na região Sul e em São Paulo. www.futurepack.com.br