Fernando W. Sandri, especial para Instituto de Embalagens
Na Drupa 2024 (28/5-07/6), os principais fabricantes apresentarão suas mais recentes impressoras equipadas com tecnologias de ponta. Espere ver avanços em velocidade, resolução e versatilidade, atendendo a várias necessidades de impressão, de escalas comerciais a industriais, e muito mais dos processos de conversão, novos materiais em tintas e substratos, e muita sustentabilidade.
DRUPA é mais do que uma vitrine de tecnologia, é um hub de troca de conhecimento e networking. Os participantes podem participar de conferências, seminários e workshops para obter insights de especialistas do setor, compartilhar ideias e promover colaborações que impulsionam a inovação.
Na programação, além da diversidade de expositores, conta com atrativos Fóruns de muito conteúdo como o Drupa Cube e Next Age, Touchpoint Packaging, Textile e Sustainability, e o Print & Digital Convention.
O Touchpoint Packaging reunirá apresentações direcionadas à economia circular, conectividade, experiência do consumidor e seu pensamento crítico navegando pelas pressões verdes e combatendo o greenwashing através da maior transparência. Conta com visita guiada com ênfase em inovação em 10 estandes de empresas cuidadosamente selecionadas, mas é preciso reservar com antecedência.
O DRUPA Cube serve como um farol para as últimas tendências, avanços e descobertas que estão remodelando a maneira como percebemos e interagimos com a impressão. Um dos destaques é a integração de tecnologias avançadas nos processos de fabricação de papel. Expositores presentes demonstrarão técnicas de ponta para a produção eficiente de alta qualidade com o mínimo de impacto ambiental, e essas inovações ressaltam os esforços da indústria para reduzir a pegada de carbono e promover a gestão sustentável de recursos.
Ao aproveitar as propriedades inerentes do papel, como biodegradabilidade e reciclabilidade, novas parcerias abrem caminho para um futuro mais verde no design e produção de embalagens. Casos de usos cada vez maiores de papel em embalagens são demonstrados como embalagens para chocolates e novas máquinas para confecção de tampas para copos.
Outro fabricante demonstrará que o papel pode ser reciclado 25 vezes, ou mais, através de um estudo feito com a TU Graz, fator importantíssimo para o aumento do tempo de fixação do carbono nos produtos favorecendo análises LCA. Diversas atualizações e inovações serão apresentadas.
E muito mais. Viva a convergência entre tradição, inovação, e tecnologia, na DRUPA – um caldeirão de criatividade, engenhosidade e possibilidades.
O IE estará presente na Drupa 2024 com estande 3 F 32 e palestrará no.dia 1 de junho no Fórum Touchpoint Packaging.
Venha nos visitar e assistir nossa apresentação, quando lançaremos o novo livro bilíngue Embalagem Melhor Mundo Melhor – Better Packaging Better World.
*FERNANDO SANDRI
Engenheiro químico com 29 anos de experiência no setor de papel papelcartão. Atuou em diversos setores do processo, desde engenharia, processo produtivo e manutenção, até produtos, mercado,
exportação e marketing.