O mercado global de embalagens deve atingir US$ 1,42 trilhão em 2028, com uma taxa de crescimento composta anual de 3,9% no período de 2023 a 2028, segundo a Smithers. Este negócio desempenha um papel multifacetado e essencial em diversas indústrias, oferecendo soluções que vão desde a proteção e marketing de produtos até a conformidade regulatória e a sustentabilidade ambiental.
O conhecimento é fundamental para que as empresas enfrentem os desafios do mercado global de embalagens, permitindo a inovação, adaptação às tendências do mercado, gestão de riscos, sustentabilidade, eficiência operacional e gestão eficaz da cadeia de suprimentos.
Visitas Guiadas
As visitas guiadas do Curso Completo de Embalagem – do Aço ao Vidro proporcionam múltiplos benefícios aos participantes, incluindo a aplicação prática do conhecimento teórico e a interação direta com profissionais da indústria de embalagem.
Temas Abordados
Tendências de Consumo e Embalagens; Conceito de Inovação; Projeto de Embalagens; Design de Embalagens; Tintas e Vernizes; Embalagens de Aço; Latas de Alumínio; Vidro; Papel e Papelcartão; Embalagens Cartonadas; Bisnagas Plásticas e Laminadas; Pré-Impressão; Cores; Processos de Impressão (roto, flexo, offset, digital, serigrafia, dry-offset); Extrusão, Coextrusão e Metalização, Termoformagem, Injeção, Sopro; Rótulos; Embalagens de Papelão Ondulado; Embalagens Flexíveis; Estruturas para Embalagens Flexíveis; Filmes shrink e stretch; Filmes Plásticos e Aplicações (PET e PE); Masterbatches e Resinas Especiais; Redução de Custos; Barreiras; Acabamentos Gráficos; Simbologia e Rotulagem Ambiental; Embalagem para E-commerce; Controle de Padrão de Cores; Ensaios; Novidades do Ponto de Venda; Glass Packaging Market; Economia Circular e Sustentabilidade.
data
04 a 15 de Agosto
temas abordados
Tendências de consumo, Conceito de Inovação, Design e Projeto de Embalagem, Design Thinking, Metodologias, Desenvolvimento de Especificações, Projetos de Produtividade, Sustentabilidade, entre outros temas.
OBJETIVO
Os principais objetivos do curso são:
· Pensar fora da caixa e identificar oportunidades para inovar, destacar seu na gôndola e explorar a embalagem como ferramenta de venda;
· Aprender a desenvolver um design de embalagem com apelo visual que atenda às demandas de praticidade, conveniência e segurança do produto embalado.
· Entender como desenvolver uma especificação técnica de embalagem, que garanta a proteção do produto, além de atender aos requisitos de processabilidade, custos e transporte.
· Considerar no projeto da embalagem as características do produto, seu tempo de vida útil nas prateleiras, os processos de empacotamento e envase; cadeias de transporte e distribuição; sem esquecer os aspectos de produtividade e sustentabilidade.
· Aprender a utilizar metodologia que contemple todas as etapas do projeto de embalagens, evitando pular etapas e garantir um resultado mais assertivo, e sem retrabalho, o conhecido “fazer certo da primeira vez”.
· Entregar aos consumidores produtos com qualidade, além da valiosa experiência de unboxing.
Elaborar um bom projeto de embalagem é fundamental para ter uma visão ampla em relação ao que precisa ser feito, antecipar e corrigir falhas, e definir o caminho mais eficiente para o sucesso, desde a sua concepção até o consumo e disposição final da embalagem.
Sistema de avaliação
Terá direito ao certificado de conclusão o participante que tiver obtido frequência mínima de 80% do total de horas-aula do curso na plataforma Moodle + lives e apresentar o projeto de embalagens.