A inovação em embalagens é muito mais do que estética ou funcionalidade: é a primeira mensagem que chega ao consumidor, despertando atenção, emoção e desejo. É ela que diferencia, encanta e comunica, em segundos, que há algo novo ali. E, em um mundo em constante transformação, inovar é o que move a competitividade e aponta o caminho para o futuro.
“Ao visitar gôndolas de outros segmentos, é possível encontrar soluções que já funcionam e que podem ser adaptadas para inovar, revolucionar ou até romper com o status quo da sua categoria”, afirma Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
Com esse espírito, o Instituto de Embalagens realiza no dia 17 de junho, o Workshop de Inovação, em formato híbrido – com transmissão online e participação presencial no auditório da ABIMAQ, em São Paulo. O evento reunirá especialistas e grandes players da cadeia de embalagens para compartilhar conhecimento e experiências sobre o que há de mais atual e relevante em inovação.
Além das apresentações, o workshop propõe um desafio prático aos participantes, incentivando a aplicação dos conhecimentos adquiridos na busca por soluções criativas e sustentáveis para o setor.
O Workshop de Inovação é uma oportunidade única para profissionais da indústria, designers, estudantes e todos que desejam estar na vanguarda do desenvolvimento de embalagens com propósito, eficiência e apelo ao consumidor.
Além de todo o conteúdo exclusivo e as experiências práticas que o Workshop de Inovação oferece, os participantes poderão escolher um material didático de sua preferência para aprofundar ainda mais os conhecimentos. Você poderá optar pelo livro completo Embalagem Melhor, Mundo Melhor ou escolher um dos materiais especializados: Embalagens Plásticas, Papel e Papelcartão, Alumínio, Aço ou Vidro. Uma oportunidade única de enriquecer sua formação com recursos de alta qualidade!
Todos os participantes receberão um conteúdo exclusivo para aprofundar seus conhecimentos. Selecione o material de sua preferência conforme a sua forma de participação:
Participação Presencial – Livro impresso
Escolha um dos títulos abaixo:
Participação Online – e-book
Escolha um dos títulos abaixo:
Os principais objetivos do curso são:
· Pensar fora da caixa e identificar oportunidades para inovar, destacar seu na gôndola e explorar a embalagem como ferramenta de venda;
· Aprender a desenvolver um design de embalagem com apelo visual que atenda às demandas de praticidade, conveniência e segurança do produto embalado.
· Entender como desenvolver uma especificação técnica de embalagem, que garanta a proteção do produto, além de atender aos requisitos de processabilidade, custos e transporte.
· Considerar no projeto da embalagem as características do produto, seu tempo de vida útil nas prateleiras, os processos de empacotamento e envase; cadeias de transporte e distribuição; sem esquecer os aspectos de produtividade e sustentabilidade.
· Aprender a utilizar metodologia que contemple todas as etapas do projeto de embalagens, evitando pular etapas e garantir um resultado mais assertivo, e sem retrabalho, o conhecido “fazer certo da primeira vez”.
· Entregar aos consumidores produtos com qualidade, além da valiosa experiência de unboxing.
Elaborar um bom projeto de embalagem é fundamental para ter uma visão ampla em relação ao que precisa ser feito, antecipar e corrigir falhas, e definir o caminho mais eficiente para o sucesso, desde a sua concepção até o consumo e disposição final da embalagem.
Terá direito ao certificado de conclusão o participante que tiver obtido frequência mínima de 80% do total de horas-aula do curso na plataforma Moodle + lives e apresentar o projeto de embalagens.