DIFERENTE DOS DEMAIS PAÍSES EUROPEUS, A FORTE REDE DE VAREJO NACIONAL NESTE PEQUENO PAÍS SEGURA A “INVASÃO” DAS REDES INTERNACIONAIS
É comum encontrar nos países europeus (leste e oeste) as grandes redes varejistas internacionais, como Carrefour, Tesco, Lidl, Aldi, entre outras. Neste ponto, a Holanda é diferente, com sua forte rede nacional de varejo, formada por supermercados de todos os tamanhos para todos os bolsos e bem localizados.
A SPAR é uma rede internacional fundada por um holandês, que atualmente está presente em mais de 44 países, incluindo África e Ásia, onde se expande rapidamente. Esta expansão se deve à flexibilidade e diversidade de formatos de lojas que atendem diferentes públicos.
A Albert Heijn é a segunda grande rede holandesa, que também já estreou em outros países, como Alemanha, principalmente no formato de pequenas lojas ou de conveniência como a “AH to go”. A rede holandesa conta ainda com as marcas Kruitvat, ETOS e HEMA, que atuam principalmente com lojas de bairro ou de conveniência, estrategicamente localizadas em estações de trem, ônibus, aeroportos e em centros comerciais. Vendem de tudo, de adoçante a xampu, material de escritório, bebidas e pratos prontos. A ETOS atende o mesmo público, porém com foco em produtos de higiene pessoal, vitaminas, maquiagem, além de produtos para atender pessoas em trânsito, como pequenos lanches e bebidas.
Estas lojas de pequeno e médio portes se espalharam por toda a Holanda e países próximos, barrando a expansão de redes internacionais. Outra característica interessante é a porcentagem de produtos de marca própria destas redes: alimentos, bebidas, material de escritório, de higiene pessoal, como os da foto: xampu para viagem, protetor solar, adoçante e balas. Isto é uma demonstração de que a aposta em embalagens bem desenvolvidas de produtos com marca própria e com padrões similares às marcas de referência têm espaço e podem ser o pilar de crescimento de pequenas redes de supermercados.
Embalagem de marca própria melhor. Mundo melhor.