A ESCOLHA PELAS EMBALAGENS FLEXÍVEIS COMO OPÇÃO PARA ATENDER MAIS PESSOAS
Observamos na América Central (aliás, as empresas se consideram centroamericanas) a escolha pelas embalagens flexíveis como opção para atender mais pessoas, em função de usarem menos materiais, fornecerem barreira adequada, gerarem menor resíduo e serem mais competitivas.
Tal opção é adotada por diferentes categorias: de limpeza e produtos pessoais a produtos orgânicos. A Pharmakos®, por exemplo, entrega chamada de pack portable que traz tampa e furo para a exposição do produto em gancheiras. Além dessa apresentação, a empresa oferece sachês de “dose única” e potes, porém é clara a preferência dos consumidores pelos stand up pouches – talvez usem como refil, ou mesmo como primeira opção, já que cumprem a maneira de usar.
Em produtos alimentícios, além de molhos, sopas prontas, chocolate em pó, aveia, farinhas e sobremesas, destacam-se as aplicações para o chá em pó da LioTe®, o feijão já moído e pronto para consumo da Natura’s® e o doce de abacaxi (uma geleia já preparada) da Vjarrás®.
Nas embalagens de café, inclusive premium, a opção também é pelas flexíveis, com reforço na qualidade de impressão ao utilizar recursos de brilho localizado e design diferenciado, incluindo até um acessório dourado para facilitar o fechamento. Reforçando: para ser competitiva tem que ser conveniente, funcional!
Produtos posicionados como “mais naturais e saudáveis” estão preferindo usar a última camada em papel para se aproximarem de seus consumidores, embora a barreira efetivamente seja feita pelas camadas internas de plástico.
Marcas internacionais importantes, como Quaker® e sua reconhecida aveia, já estão em embalagens stand up pouch. A Nestlé® da Colômbia também oferece aos seus consumidores centro-americanos leite condensado La Lechera® num stand up pouch com alumínio (tampa e formato), destacandose na gôndola. Além de diversas vantagens, essa opção aparenta ter um conteúdo maior do que a versão em lata ou cartonada.
O que mais chamou a atenção e que inicia um processo de quebra de paradigma foi o óleo de milho Mazola®, que é uma marca reconhecida como uma das líderes do segmento. O design explora a ilustração do milho e uma garrafa PET no painel frontal, reforçando que se trata do mesmo produto. Quando líderes como estes adotam uma nova apresentação, normalmente o setor segue e se expande rapidamente para outros países. É esperar para conferir.
Embalagem melhor. Mundo melhor!