A competitividade impõe a adoção de modelos de negócios mais modernos, a exemplo da comercialização de marcas próprias
A prática que já é sucesso na Europa e nos Estados Unidos, em redes como CVS® e Target® (americanas), DM® (alemã), Boots® (inglesa), entre tantas outras, ainda é pouco vista no Brasil, com exceções pontuais, como a marca Needs®, da rede Droga Raia®.
A Panvel®, rede gaúcha, é uma delas. Já presente em todo o sul do país, tem investido bastante em várias marcas próprias, apostando em boas embalagens, materiais diferenciados e inovação, comunicando seus benefícios com equipe bem treinada.
Um exemplo digno de nota é a linha de sabonete líquido, que foi especialmente “vestida” para a Páscoa, numa embalagem temática. O produto ganhou um frasco de PET ovalado, e ainda, com cheiro de chocolate. Uma excelente opção de presente inusitado que substituiu ou complementou o tradicional Ovo de Páscoa. O cartucho ou a embalagem do frasco, com orelhas de coelho, virou um perfeito presente para a época! Demonstração clara de que é possível inovar de forma simples, entregando relevância dentro do timing.
Já a delicadeza da linha Baby Clube®, especialmente desenhada para os pequenos consumidores e para convencer mamães e titias, é digna de destaque. A embalagem apresenta design e cores suaves, ergonomia e funcionalidade adequadas. A tampa push and pull, a qualidade da impressão e a impecável aplicação do rótulo termoencolhível são provas do cuidado com as embalagens.
Destaque ainda para a linha Vert®, que se propõe a ser uma alternativa saudável e brasileira, usando ingredientes naturais e da nossa flora em seus produtos, a exemplo de frutas, como maracujá, castanhas brasileiras, entre outros ativos.
A maior surpresa são as embalagens utilizadas pelas marcas próprias. O frasco do óleo corporal utiliza PET 100% reciclado, além de rotulagem ambiental completa, que identifica todos os materiais, bem como a simbologia de descarte correta.
A linha de cremes ganhou bisnagas de PE verde, da Braskem®, por ser de fonte renovável. Os cartuchos são produzidos em papel cartão, com 40% de material reciclado pós-consumo, contando novamente com a comunicação (símbologia e rotulagem corretas), sem apelar ao green washing (maquiagem verde), que apenas confunde o consumidor.
Com isso tudo, os consumidores estão cada vez mais bem informados, e as empresas honestas serão beneficiadas pelas iniciativas válidas.