Para o aprimoramento das nossas pesquisas e para atualizar o nosso acervo, visitamos ao longo de 2013 países como Alemanha, Lituânia, Letônia, Estônia, Inglaterra, Rússia e Israel. Observamos que, nos diferentes pontos do varejo – sejam supermercados, mercados menores, farmácias, drugstores ou lojas de conveniência – é nítida a presença de muitas bisnagas. Acredito que o motivo é a flexibilidade, ou seja, a possibilidade de se produzir lotes mínimos, menores, com customização de qualidade, que se adéquam aos vários mercados, além, claro, da relação custo-benefício e da excelente aceitação por parte dos consumidores.
De Israel, a empresa conhecida mundialmente como AHAVA (“amor”, em hebraico) tem uma linha completa de produtos pessoais para corpo, rosto, anti-idade, mãos, entre outros. As embalagens são bem simples e diretas, com tons em bege e uma única cor de texto, o marrom. Praticamente toda a linha é oferecida em bisnagas.
Outras empresas menores investem e rebuscam mais: a Laline oferece em sua arte o brasão bilíngue e com tampa diferenciada. A H&B traz do Mar Morto o mineral para produzir seu creme antiidade, além de usar vermelho e hot stamping até na tampa para seduzir as consumidoras.
Diferentes categorias
Na Rússia, a arte segue nas bisnagas, desde a categoria de oral care, como o exemplo do creme dental R.O.C.S., cuja grafia do nome acompanha a arte do cartucho, junto com uma aquarela de árvore que lembra bem a arte de mosaico nativa. A hexharnehka (НЕЖНАЯ ПЕНКА) utiliza bisnagas numa categoria considerada premium. O produto é um anti-idade facial de alto valor e custo, cuja arte possui traços mais sóbrios, clássicos e alinhados aos demais produtos da linha, em tons fortes de vermelho e marrom finalizados com o hot stamping dourado. A OrganicTherapy, também russa, abusa dos recursos gráficos – para se destacar nos pontos de venda – e do hot stamping prata, porém de forma harmoniosa e suave. As folhas “metalizadas” se compõem delicadamente com as demais coloridas. O acabamento soft touch da bisnaga acentua a proposta orgânica e suave da máscara facial.
A Ujirbahn (ДЛЯ БАНИ) decorou sua bisnaga de creme para massagem à base de mel com um rótulo autoadesivo. A arte é bem incrementada, com hot stamping emoldurando a colmeia de abelhas. O caminho criativo é o mesmo adotado no restante da linha, que é tradicionalíssima na Rússia. Para garantir um ajuste perfeito, o rótulo tem um corte inteligente e adequado para se encaixar na bisnaga e não enrugar à medida que o produto vai sendo consumido.
Na Estônia, as embalagens de produtos cosméticos são, de forma geral, singelas. A bisnaga da PuhasLoodus de creme para o corpo é uma demonstração: fundo branco, arte simples, tudo bem clean, apenas com serigrafia nas frutinhas para dar um destaque.
Na Letônia, a NIVEJA, da Dentics, é uma clara simulação da NIVEA alemã, porém adota o fundo branco com texto azul escrito na vertical, o que chega a confundir sobre quem é quem. E na Lituânia, a empresa Margarita adota uma linha completa com apresentação padronizada e suaves tons de verde, ora na tampa, ora no corpo da bisnaga, sempre bem harmônicos.
Particularidades alemãs
Já a Niveada Alemanha, ao completar 100 anos, revitalizou a marca resgatando seus grandes ícones: o potinho de creme e a latinha azul. A marca agora traz como elemento gráfico justamente o símbolo do pote azul com o nome Nivea ao centro. A arte da bisnaga foi toda refeita com o logo mergulhado no imenso azul.
Outra gigante alemã, a Schwarzkoft, preferiu adotar o impacto do preto com o amarelo para dar destaque às fontes. O conjunto ficou ainda mais forte com a utilização de cartucho de papelcartão emoldurando e conseguiu transmitir a mensagem para os jovens de que é a melhor opção em gel para estilizar os cabelos.
A Aldo Vandini, também alemã, sempre opta pela suavidade do branco com fontes finas e delicadas. Decora as bisnagas de creme para mãos com artes modernas serigrafadas. A Pureapenas tem flores brancas e rosas, e a Amazing, mais moderna, adota o jogo de tons azuis e verdes.
A Aloive preferiu o caminho da cor roxa de fundo com a tampa verde-clara em contraste. O fechamento com um corte diferenciado dá um charme extra ao creme de tratamento noturno, mais um sucesso da tradição alemã.
Durante a Feira K, a maior feira de plásticos do mundo, foram apresentadas muitas novidades para este mercado. A diversidade de materiais abre novas possibilidades para modelar e projetar tubos de plástico, mantendo-os livres de rugas e com chances de assumir novas formas, serem transparentes ou, ainda, laminados com alumínio.
A alemã Hinterkopf mantém linhas de produção completas para a decoração sofisticada de latas, tubos e bisnagas ou mangas de plástico e de alumínio. A partir do centro de tecnologia, foi lançada a máquina para decoração de bisnagas digital de alta definição (1200 dpi) com cura em UV e com a maior velocidade possível até o momento. Permite impressão sem costuras e com efeitos ópticos especiais, além de relevos que garantem criatividade na decoração.
A ISIMAT dedica-se à decoração de plásticos (potes e bisnagas), principalmente para a indústria cosmética. Lançou o in linefilling (
envase automático em linha) para tubos. Também fez parceria com a Kurz para lançar a decoração de coldfoil metalizada.
A AISA anunciou parceria com a Heidelberg, garantindo a opção de impressão digital dos tubos laminados (de 600 dpi), embora offline. Lançou também uma máquina 20% mais rápida, a Bacomex, que confere possibilidade de barreira nos ombros das bisnagas a partir de EVOH, e, com isso, as bisnagas podem ser utilizadas também para tintura de cabelos. A empresa ainda expôs os Nanotube, bisnagas de diâmetro de 10 mm.
As bisnagas estão num excelente momento, podem e estão encantando os consumidores pela praticidade, pela segurança e pela beleza. Embalagem melhor. Mundo melhor. Para conferir outras fotos do acervo, acesse: www. clubedaembalagem.com.br.