Uma visita aos pontos de venda apresenta muitas novidades e embalagens interessantes. A diversidade na gôndola traz um show de cores e um brinde à saúde!
Holanda é reconhecida pelas flores e pela diversidade cultural. Não por acaso, uma das suas cidades, Utrech será a Capital Cultural da Europa. Em visita as cidades de Ahrhen, Amsterdam e Utrech, pesquisei as embalagens nos principais pontos de venda: Alberto Heijn® (AH), AH to go®, HEMA®, C&A® e Kruidvat®.
A Europa vive uma crise econômica sem precedentes e um clima de instabilidade se instaurou. Algumas empresas estão identificando seus produtos com a inscrição made in Europa para tentar europalizar e aumentar a aceitação de seus produtos ou diminuir a rejeição.
A Holanda, por exemplo, é reconhecida por ser um País ciclista por natureza e opção e que prima pela boa forma e saúde. Assim, bem estar e bem viver ou “wellness” são pontos fortes da cultura local.
Nota-se que há uma grande oferta de sucos, iogurtes, chás, águas e bebidas similares, muito maior do que refrigerantes. Inclusive os consumidores podem comprar sucos frescos ou recém-espremidos, bem como saladas recém-preparadas em quase todos os pontos de venda. Proposta concreta de saúde e conveniência acessível.
Encontra-se também muitos “smoothies” (sucos com alta concentração de frutas), sucos com pedacinhos de frutas e purês de frutas, que são apresentados normalmente em embalagens assépticas (stand up pouchs ou cartonadas) vendidas individualmente ou em embalagens “multi-packs” para facilitar o lanche nosso de cada dia!
As bebidas “after-sports” são novidade por lá. Elas disputam espaço com energéticos, isotônicos e outros. Todos os produtos sempre fornecem informações claras para a população em termos nutricionais. A maioria das embalagens destes produtos têm tampas do tipo “sport-caps” , além disso as garrafas são bem estruturadas com pega ergonômica, o que facilita a sua empunhadura. A decoração com rótulo termoencolhível completo ou meio é utilizada para explorar a cor do produto. As ilustrações são hiperrealistas e conferem um enorme appetite appeal.
O quarteto holandês das cervejas: Amstel®, Bavaria®, Heineken® e Grolsch® mantêm as embalagens primárias tradicionais e as “big cans”, ou seja, latas de alumínio de 500 ml. Destacaria as embalagens multi-packs de papel cartão com novos formatos e bem impressas. Um brinde ao bom gosto.
MARCAS PRÓPRIAS
Lá, as redes varejistas investem em marcas próprias. A rede de lojas HEMA®, muito similar a proposta das nossas lojas Americanas usa sua marca para uma enorme lista de produtos. Inclusive maquiagem e produtos pessoais. A Rede Kruidvat® também vende produtos pessoais, como xampu e afins com sua marca.
A rede de supermercados Albert Heijn®, que tem supermercados e as lojas de conveniências, chamadas de “AH to go ®” mantém vastíssima linha de produtos de alimentos e bebidas até “pet food” e produtos de limpeza. Até em temperos, que é um segmento pequeno, eles estão presentes e com embalagem de vidro e tampa “disc top” que é muito bonita e prática. Para os temperos que precisam ser moídos, a tampa já vem com um moedor embutido. Estas embalagens transcendem o uso como contenedores. Elas são também utensílios da casa.
PEQUENOS GRANDES PRODUTOS
Outra curiosidade nos pontos de vendas europeus (não só nos holandeses) são os pequenos produtos como cremes, xampus, maquiagens, enfim, todo o tipo de produtos em tamanho portátil que são ideais para viagens curtas, para levar à escola ou ao escritório. São muito úteis! Grandes empresas, como por exemplo, a Unilever mantém as versões miniaturas para atender esta demanda de portabilidade. É o exemplo na marca holandesa Andrelón®.
EMBALAGENS PARA LIXO E AS SACOLAS DE SAÍDA DE SUPERMERCADOS E LOJAS
Nas prateleiras de saquinhos para lixo, podemos encontrar sacos de material reciclado com apelo ecológico e sacos com bactericida que são usados para as cestas de lixo de banheiros e cozinhas. Seg
urança e saúde em primeiro lugar. As sacolas de saída são cobradas, portanto, poupadas. Difícil serem vistas voando pelo ambiente. Bom exemplo, não é?
A GLOBAL HOLANDESA C&A
A rede de lojas global C&A é holandesa, mas mantém lá o mesmo padrão consagrado mundialmente, inclusive nas embalagens para presentes, como aqui , no Brasil, elas são apresentadas em três tamanhos e são vendidas. A sacola de saída é de material plástico reciclado, com o apelo “we care” (nós cuidamos). Para os mais “engajados” na questão ambiental, é possível comprar sacola de algodão orgânico por € 1,50 (um euro e cinquenta centavos).
SACOS PARA RESÍDUOS DOS PEQUENOS ANIMAIS
Outro traço cultural dos europeus é a companhia dos pequenos animais, amigos constantes de muitos sem filhos, sem pais, solteiros, idosos e crianças. Os parques são muitos e em todos eles a cena do passeio matinal ou vespertino com os pequenos amigos é comum. Assim como é comum os pequenos aproveitarem o passeio para fazer suas necessidades. O legal é a atitude dos donos que limpam imediatamente a sujeira, mantendo o ambiente agradável, seguro e limpo. Normalmente, as pessoas levam suas embalagens para os resíduos, mas alguns parques oferecem em vários pontos uma embalagem para este propósito: a “I love my dog®”, um saco de papel pardo com um suporte-pazinha de papel cartão para facilitar a coleta e o descarte. Atitude responsável e exemplar!
O ENCANTO DAS TULIPAS
A Holanda produz e exporta flores para o mundo todo o ano inteiro. É difícil ver uma casa sem flores. Há barracas de venda de flores em todo o lugar, praticamente em toda a esquina. Muitas sementes e bulbos são comercializados em supermercados e outras lojas em vários tipos de embalagens. A proposta para a tulipa, flor símbolo da Holanda, é uma latinha de aço ricamente decorada com uma tampa que se transforma em pratinho do vaso. Algo realmente delicado. Para tudo e todos sempre há uma embalagem perfeita. Embalagem Melhor. Mundo melhor!
- Assunta Camilo é Diretora do Instituto de Embalagens e da consultoria FuturePack. Engenheira Mecânica formada pela Escola Politécnica – USP, especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e Pós-graduada em Marketing pela ESPM e Business School; estágios e cursos na Alemanha e EUA. Palestrante internacional e professora de embalagens. Profissional do setor há 29 anos, com experiência nas empresas Cyklop, Dixie Toga, Tetra-Pak e Ripasa, nas áreas de Desenvolvimento, Planejamento Estratégico e Gestão de Embalagens. Participa desde 1986 das principais feiras e congressos do setor no mundo. Faz parte do grupo de consultores The Faith Pop Corn.