Nenhum produto alimentar pode ser entregue sem embalagem. Sem dúvida, é ela quem o “apresenta”. Assim, nesta feira, além de conhecer tendências e inovações sobre os produtos, pudemos conferir novas embalagens.
O maior prêmio do concurso Sial Inovação foi para um produto que não tinha nada de novo, a não ser pela proposta de embalagem: um pote bipartido, com um compartimento embaixo para o macarrão pré-cozido e outro em cima para o molho. Mas o diferencial é que o produto vai ao micro-ondas e, no momento de servir, é possível girar o compartimento do molho sobre o do macarrão, abrindo-se um canal de comunicação entre eles e finalizando o prato primorosamente. A embalagem premiada chama-se “Twist” (torção), fazendo menção ao giro.
A consultoria XTC® da França apresentou um estudo sobre as 14 tendências de consumo, indicando que para cada uma é fundamental a embalagem adequada na hora da “entrega”. Um exemplo são os produtos gourmet, que têm crescido na esteira da busca por prazer. Nesse segmento, muitas vezes o produto é oferecido como presente para si mesmo ou para outrem. De chocolates a conjuntos de chás, pimentas, etc., há embalagens diversificadas e sofisticadas para atender a todas as demandas, como as latas de aço ou os estojos em papel cartão.
Outro exemplo é a nova mania do “Faça você mesmo”, em que os consumidores querem todos os ingredientes nas quantidades corretas, separados e, se possível, pré-preparados e com instruções claras. E, obviamente, a embalagem é o caminho correto para isso.
Cada vez mais rápido e à mão é o que propõe a tradicional empresa francesa Teisseire®. Uma embalagem em formato “pocket” (portátil) permite preparar até 20 copos de bebida saborizada em qualquer lugar. É necessário apenas apertar o pequeno frasco e gotejar o sabor desejado. Além disso, a linha tem mais de 20 sabores, atendendo a um consumidor sedento por diversidade e novidades, sempre.
Praticidade e em diferentes sabores para o momento de relax também é a proposta da polonesa Mokate®. A empresa tem uma extensa linha de cafés e chás, e recentemente lançou uma embalagem flexível bipartida para vários sabores de cafés e iogurtes. No caso dos cafés, em um compartimento há o café e, no outro, o “topping” ou acabamento; no de iogurte, em um há o iogurte, no outro um cereal. Tudo muito bonito, prático, saboroso e saudável. As embalagens, embora simples, atraem pelo design e pelo nobre acabamento fosco com detalhes dourados.
Saúde e conveniência também são a aposta da venezuelana máh! pure love®, que propõe uma nova experiência para pais e filhos. Tal conceito só pode ser alcançado pelo desenvolvimento de embalagens adequadas a cada produto, desde leite em pó até snack de iogurte desidratado. Esses “pedacinhos” de iogurte vêm numa embalagem stand up pouch de fácil abertura e com a possibilidade de refechamento, garantindo uma vida estendida após a abertura. Essa conveniência ao abrir, consumir, guardar e carregar possibilita que a própria criança se alimente de forma independente e saudável a qualquer hora e lugar.
Proteína de peixe é outra procura para atender ao quesito saúde. A empresa dinamarquesa Bornholms® trouxe para a feira o “Fish Snack” (lanchinho de peixe), com o propósito de atrair a atenção das crianças e desenvolver nelas o gosto e o hábito de comer peixe. A embalagem é feita pelo processo termoformado FFS (form, fill and seal) e tem formato de peixinho. É aberta facilmente e contém uma massinha saborosa de peixe. Garantia de saúde no lanchinho. Afinal: Embalagem melhor. Mundo melhor. Mais informações e fotos dos produtos podem ser obtidas no site: www.clubedaembalagem.com.br.