A Suécia é um dos países com os maiores índices de desenvolvimento do mundo, ocupando a décima segunda posição (comparando com a posição 79 do Brasil). Tem universidades modelo e investe forte em educação de ponta. A visita a qualquer ponto de venda – sejam lojas de conveniência (como a rede 7Eleven, uma das maiores), supermercados (o maior deles, o ICA, o suíço Coop ou o Hemköp), home centers (o mais famoso do mundo, o IKEA, além da rede Rusta), ou lojas de departamento (como a AHLENS) – encanta pelo design sofisticado e elegante e muita tradição.
O padrão de vida é um dos mais altos que conheci, comparado talvez ao japonês, e essa realidade se reflete nas embalagens.
Nossa descrição começa por um produto fundamental da cultura sueca: o pão sueco! Ele ainda é oferecido na forma tradicional, redonda. Houve mudança na apresentação, uma vez que, antes, o pão era embrulhado com papel e fechado com fita adesiva. Agora a embalagem é em BOPP, selada automaticamente, com cores vivas e qualidade de impressão impecável.
A marca principal é a WASA®, que exibe no logotipo seu período de atividade (desde 1919), ou seja, trata-se de uma marca quase centenária. A empresa também oferece o produto em outras opções de embalagens no estilo monodose, com adereços e recheios variados, sempre apresentando destaques nutricionais, já que a educada população busca estas opções.
Outro produto tradicional é o liquorice. Os escandinavos, de maneira geral, são fanáticos por essas balinhas salgadas e com um fundo de ervas, como anis, sálvia, entre outras especiarias, porém, para nós, são estranhas ao paladar por serem escuras e salgadas. Algumas balas chegam a ser “supersalgadas”. Uma das mais famosas é a Läkerol®, que desde 1909 apresenta um portfólio de inúmeras propostas com embalagens diferenciadas e para todos os gostos: latinhas, caixinhas e, recentemente, os stand up pouchs. Já a marca YUP® traz os detalhes bem transados, com cores e designs avançados. Tanto as novas quanto as tradicionais são vendidas em caixinhas que usam hot stamping e destacam as medalhas que avalizam o produto.
A Renée Voltaire® é uma novata que propõe produtos naturais, orgânicos e vegetarianos com uma programação visual muito diferenciada, que confere destaque no ponto de venda. A empresa tem uma série de produtos doces e salgados, além de frutas secas, chocolates etc., todos unidos por muita cor e ilustrações que “linkan” o consumidor às propostas de saúde da marca.
A persistência no design promove, sem dúvida, uma vida mais bela. Já as inovações permitem mais eficiência, e o que mais gostei na Suécia foi exatamente a preocupação e, mais do que isso, a proatividade em construir um mundo melhor.
Foi da Suécia que surgiu o projeto Peepoo®, ganhador de prêmio especial da FAO e que modificou a vida de tantas pessoas, bem como o Viskogen®, iniciativa igualmente importante da Cooperativa União Sueca, que desde 1983 apoia projetos de reflorestamento na África através de fundos arrecadados com a venda de sacolas de saída de supermercados. Sobre isso falaremos na continuidade da matéria a respeito das embalagens suecas.
Até o mês que vem!
Embalagem melhor. Mundo melhor!
Mais informações e fotos dos produtos podem ser obtidas no site: www.clubedaembalagem.com.br