FLAIROSOL®: UMA NOVA FORMA DE SPRAY

A AFA®, empresa holandesa com vários ramos no mundo, apresentou na última Interpack o Flairosol®, uma embalagem que une o sistema aerossol spray pressurizado e a conveniência do pulverizador de gatilho, numa embalagem bastante elegante que já conquistou muitos clientes.

A proposta é de fato tão interessante que foi agraciada com o renomado prêmio de inovação “Dispensation Innovation Award”, no prestigiado Paris Aerosol&Dispensing Forum, em 2013.

O Flairosol® é uma embalagem para pulverização que não dispõe de ar propelente para ejetar o líquido. Com base na inovadora plataforma tecnológica da Flair®, o produto é acondicionado numa garrafa de plástico com dupla camada e possui um gatilho diferenciado, que proporciona um jato spray muito consistente. Oferece 360 graus de pulverização em um design atraente, com cantos arredondados que se encaixam confortavelmente na mão. O spray de milhares de gotículas de pulverização atinge (cobre) uma grande superfície com o poder normalmente associado a um aerossol.

O produto já está sendo utilizado como fertilizante numa aplicação de horticultura, chamada “Pokon Power spray”, e pela famosa empresa de produtos equinos, a Carr & Day & Martin®. Também foram encontradas aplicações para produtos da indústria de higiene e limpeza de ambientes, limpadores de forno e desodorizadores de ambiente.

O sucesso da novidade diz respeito a vários aspectos positivos. O primeiro é a eficiência: o jato (ou spray) de pulverização é muito potente e contínuo. “Nós testamos o produto na feira e observamos sua capacidade de entregar um spray de muito boa qualidade sobre uma área de superfície maior do que o convencional”. Isso cria uma experiência única de utilização: um jato potente, porém com aplicação suave. A funcionalidade de atingir 360 graus, chegando a cantos sem necessidade de manobras, é importante no manuseio de produtos de limpeza, por exemplo, que são mais agressivos.

Outro aspecto relevante é o benefício ambiental, resultado obtido graças à ausência de pressurização (a tecnologia de distribuição livre de VOC – compostos orgânicos voláteis). A combinação de embalagens reutilizáveis, como é o caso da garrafa que permite recarga (refil), adiciona vantagens ambientais. Além disso, o sistema garante a expulsão até da última gota, não havendo, portanto, desperdício, com aproveitamento de 99% de evacuação líquida.

Do ponto de vista regulatório, o fato de ter total isolamento de ar significa que não há contaminação, o que aumenta ainda mais a preservação dos compostos químicos nos produtos embalados, atingindo assim uma excelente vida de prateleira (shelflife).

Tudo isso, somado ao destaque que o produto ganha no ponto de venda pela diferenciação do design, valoriza as marcas, como podemos notar no caso da Carr & Day & Martin. Finalizando, ainda há o aspecto de lote mínimo, o que muitas vezes inviabiliza a adoção de embalagens aerossóis de alumínio, outro ponto positivo da nova alternativa, pois: Embalagem melhor. Mundo melhor.

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