Em recente viagem de pesquisa à Europa, a especialista Assunta Camilo encontrou as lojas já em clima de Natal, com primorosas decorações que encantam os consumidores e criam atmosfera motivadora para as compras.
Dentro do contexto da magia natalina, é impossível resistir à beleza e impacto visual das embalagens de papel-cartão, que reinam com suas cores e formatos nas prateleiras e gôndolas, abusando dos recursos gráficos e acessórios.
Na Inglaterra, os tradicionais pudins de Natal, mesmo os de marcas próprias, como o caso da rede Sainbury’s, se diferenciam dos demais por utilizar cartuchos. A cor dourado-fosca impressa pelo sistema offset eleva o padrão de apresentação, com as estrelas cadentes e a foto do delicioso pudim dando água na boca! A grande rede inglesa Marks & Spencer apresenta em sua linha de chocolates estojos que, mesmo num design clean, protegem e promovem os delicados bombons. Outro gigante da rede inglesa de supermercados, o Tesco, entrega seus kits de beleza, como o Extracts, já embalados para presente, promovendo com isso conveniência e serviço para o consumidor.
A Mars e a Cadbury lançaram caixinhas pequenas contendo apenas 70 gramas de chocolate idênticas às tradicionais embalagens das marcas Celebrations e Roses, respectivamente. As embalagens menores estão por toda a parte, numa demonstração clara de segmentação e redução do tamanho das porções.
A Nestlé trouxe diretamente do Polo Norte, terra do Papai Noel, um tubo de papel-cartão com botões de chocolate Milkybar. A arte com o trenó, as renas e os laços cria um cenário atrativo e a embalagem, após a degustação dos chocolates, transforma-se num porta-brinquedo ou chocalho.
A belga Guylian, famosa produtora de chocolates artesanais, preferiu o formato tradicional da árvore de Natal. O vermelho segue “iluminado” por estrelas aplicadas com hot stamping dourado. A tentação da marca, o cavalo-marinho de chocolate, localiza-se no centro como um convite ao prazer. A árvore é montada manualmente e permanece impecável mesmo após o transporte. Depois do “uso”, essas embalagens costumam servir como elemento de decoração, o que contribui para reforçar ainda mais a marca na mente dos consumidores.
A Weihnachtshutte é um exemplo clássico, pois a casinha do Papai Noel, com direito a janela que permite conferir o interior repleto de chocolates, tem suporte para manter os personagens perfeitamente em pé. Os chocolates podem ser retirados pelo “fundo”, numa porta picotada, sem a necessidade de desmontar a casinha, deixando-a perfeitamente pronta para se transformar num objeto.
A italiana Ferrero, sempre surpreendendo com suas embalagens inusitadas e cheias de sonhos, utilizou-se da estrela de Natal, que é a eterna referência da época natalina, para compor sua embalagem formada por 14 bombons, na cor padrão da empresa (o laranja), destacando o conjunto no ponto de venda. Apenas os bombons, que ficam no centro da embalagem, contêm impressão com estrelas ao redor, renas e árvores aplicadas pelo processo de hot stamping, tudo no tom laranja, um luxo! As estrelas são montadas manualmente, mas mesmo assim resistiram à viagem e chegaram até aqui perfeitas!
A pequena estrela foi a embalagem que mais nos cativou! Ela segue a mesma arte do modelo grande, porém para quatro bombons: é formada a partir de faca de corte e vinco, contendo uma fita vermelha para permitir que seja pendurada na árvore como decoração. Imaginem o brilho dos olhos dos pequenos consumidores ao depararem com uma árvore assim, carregada de doces sonhos! Com certeza será um momento mágico criado por belas e delicadas embalagens de papel-cartão, que, com sua forma e cores, trazem o encanto do Natal para os lares.