FORTES ATÉ NAS REDES DE DRUGSTORES
Uma das redes de drogarias mais fortes da Europa, a alemã DM® cresce em vários sentidos e mostra um caminho de sucesso possível. A sua história de marca própria começou por produtos simples ainda nos anos 1980 e foi crescendo aos poucos, com produtos mais elaborados e embalagens melhores, a ponto de hoje ter mais de 30 submarcas à disposição de seus consumidores.
A primeira marca foi a DM®, em seguida criou-se a Balea®, de produtos pessoais como cremes, sabonetes, etc. Na sequência nasceram as submarcas da Balea®, como Balea Man®, Balea Luxury®, entre outras. Essa marca tem também a linha para cabelos e acessórios.
Na sequência vieram as marcas para produtos infantis, como Babylove® e Saubärt®; para petfood, como DeinBeste®; limpeza, como Denk mit®; produtos bucais, como DontoDent®; maquiagem, como ebelin® e essence®; proteção solar, como Sun Dance®, além de fármacos e vitaminas, como a linha Das Gesunde Plus®. Em algumas lojas encontramos ainda a linha Bio (com leites, grãos e outros produtos).
As embalagens das diversas linhas acompanham em sua maioria as marcas líderes, a ponto de se confundirem. A Balea®, por exemplo, segue todo o padrão da Nivea®. Na linha de produtos para cabelo, inovaram criando embalagens tipo stick para máscara capilar e tetraedros também em estrutura flexível para creme de tratamento.
A linha de produtos de marca própria da DM® tem sido exitosa, pois mantém boa relação entre posicionamento, preço e qualidade, e conseguem bons preços pela escala (volume) que comercializa e, por ser dona do ponto de venda, pode escolher boas posições na gôndola. Nesse sentido, é sempre importante ter claro que o tripé marca-produto-embalagem tem que fazer sentido entre a promessa e a entrega. Embalagem melhor. Mundo melhor, sempre!