Assunta Napolitano Camilo
Para um país crande que ressurciu após o período soviético e ainda trava disputas de território, é desafiador encontrar soluções para alimentar seus habitantes sem tantos recursos
As embalagens de bebidas, na Ucrânia, seguem o padrão de outros países com o mesmo histórico e, claro, dos russos.
Grandes empresas de bebidas já estão presentes por lá, como a Coca-Cola, porém algumas edições são limitadas e especiais, como a da Fanta, que traz a marca de cabeça para baixo, já que é uma versão skokata (skate). A garrafa PET, de cor azul, chama a atenção dos consumidores.
As cervejas locais são vendidas em embalagens PET, com alguma barreira, em tamanhos de 1,5 e 2 litros. O vinho ucraniano é muito parecido com os da Geórgia e segue o padrão comum.
As embalagens das águas minerais seguem o padrão de 750 ml e 2 litros, com uma tampa um pouco mais recartilhada. Os frascos têm relevo e rótulos que brincam com a transparência e o fosco de forma equilibrada.
Os ucranianos têm o hábito de consumir muito iogurte. O produto está disponível em diferentes opções, como uma garrafa de vidro de 200 ml, com apelo por um visual tradicional e ilustração infantil. O domínio, porém, é dos frascos de PET decorados com rótulo termoencolhível e design mais moderno, com grafismos que remetem aos campos e destacam as frutas. Há ainda iogurtes líquidos em patinhos, só que num formato quadrado, como o de banana,
“GRANDES EMPRESAS DE BEBIDAS JÁ ESTÃO PRESENTES POR LÁ. FANTA TRAZ A MARCA DE CABEÇA PARA BAIXO, JÁ QUE É UMA VERSÃO SKOKATA (SKATE), EM GARRAFA PET”
As embalagens cartonadas assépticas dominam a categoria de leite, porém em versões de apenas 900 ml. Há o modelo Pure-Pak, tipo gable top, da Elopak. que traz ilustração infantil, com um anjinho entre estrelas, e o modelo da Tetra Pak, o Tetra Fino Aseptic, um sachê cartonado, que é mais competitivo e usado em países como Índia. China e Paraguai. Neste modelo. a impressão é contínua, o que exige do designer uma arte que poderá ser cortada em qualquer altura. porém isso pode ser bem resolvido, como o caso da embalagem da foto.
O mais importante é sempre adequar as possibilidades, recursos e a cultura de cada país para escolher a melhor solução de embalagem e atender a todos.
Embalagem melhor. Mundo melhor.