Assunta Napolitano Camilo
Uma reportagem publicada pela Revista Exame, de fevereiro de 2022, mostra que o e-commerce deve movimentar 500 bilhões de reais no Brasil até 2025, de acordo com o índice MCC-ENET, um estudo feito em parceria formada entre a Neotrust (antiga empresa Compre & Confie) e a camara-e.net.
Este é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento do desempenho do comércio varejista online brasileiro, revelando ainda que o comércio eletrônico apresentou alta de 48,41% em 2021, na comparação com 2020.
E o mercado brasileiro de e-commerce deve aumentar 95% até 2025, chegando a um faturamento de US$ 79 bilhões, de acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, divulgado pela FIS, líder global em tecnologia para serviços financeiros com foco em varejo e instituições bancárias, além de ser referência no mercado de pagamentos.
A previsão é de que o ritmo de crescimento seja o dobro do mercado mundial, para o qual a expectativa é de uma alta de 55,3%, atingindo mais de US$ 8 trilhões em valor de transações.
Um estudo completo da Cupom Válido, de abril de 2022, revela as preferências dos consumidores brasileiros nas compras pela internet.
No início da pandemia, com o lockdown por todo o Brasil e a impossibilidade de comprar em lojas físicas, a única opção dos consumidores brasileiros era o canal de compras das lojas virtuais. Com isso, o e-commerce teve um aumento de 68% nas vendas.
A surpresa veio mesmo após a reabertura das lojas físicas, em que o volume de vendas online não caiu. Pelo contrário, a expectativa é de que neste ano elas tenham um aumento de 132% em comparação com o período pré-pandemia. É o que revela um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br e Statista sobre o consumo online no Brasil.
Apesar do forte crescimento, as vendas online representam 9,6% do volume de vendas totais – o que mostra que as vendas pela internet possuem um potencial de crescer ainda mais nos próximos anos.
Uma informação que todos esses estudos não destacam é que, com o crescimento das vendas via e-commerce, aumenta também o uso de embalagens para melhor acondicionar os produtos comprados de modo a garantir sua integridade até sua chegada às mãos do consumidor.
Temos acompanhado as embalagens para acomodar este comércio intenso. Muitas opções têm surgido, como embalagens flexíveis multicamadas, e com preto intenso na parte interna que ajuda a ocultar o produto. Exemplo de e-commerce que migrou de caixas de papelão ondulado para as plásticas flexíveis são as de rede de farmácias e moda (vestuário).
A embalagem para e-commerce tem um papel fundamental de oferecer uma experiência única no momento da entrega do produto ao consumidor. Afinal, como diz um famoso ditado, a primeira impressão é a que fica.
Em uma experiência presencial, o consumidor compra com os olhos, por isso as embalagens têm papel fundamental na decisão do que vai para o seu carrinho. O atendimento dessa demanda pede a valorização dos sentidos: o tátil, com texturas e relevos; o visual, com formas e transparências; o olfativo, com aromas; o gustativo, com appetite appeal; e o auditivo, com sonoridade.
Do uso até o momento de descarte, o cliente passa bastante tempo com o produto e descobre se ele é fácil de abrir, se pode ser reutilizado, se tem rotulagem ambiental, que agregam pontos positivos na experiência de compra.
Quando o consumidor faz uma compra online, ele espera que o seu pedido seja entregue com segurança e eficiência. A principal função da embalagem, neste caso, é proteger o produto durante o transporte.
Quando a compra é feita no ambiente online, a embalagem impacta positivamente duas vezes: quando o consumidor se encanta, clica e fecha a compra; e depois no momento que ele recebe a “encomenda”, promovendo o efeito UAU.
A embalagem da Cholocolat du Jour encanta os seus consumidores com mensagens atraentes e lúdicas. Surpreende por onde passa e quando o consumidor abre a embalagem, ele é arrebatado pelo storytelling impresso no interior da caixa. Experiência de unboxing inesquecível.
Outros exemplos de marcas que têm incrementado suas embalagens são a Alpargatas e a Divina Pharma com caixas personalizadas e impressão interna com efeito surpresa. A embalagem da Havaianas, inclusive, pode ser utilizada para guardar as sandálias para viagens, como uma gaveta.
A embalagem do perfume Pedra Preciosa manteve a parte externa em branco, o que, além de evitar roubos, cria um clima de suspense e mistério e depois uma experiência de unboxing especial ao encontrar mensagens e ilustrações impressas na parte interna, arrancando dos clientes um: “uau!”.
Abrir uma embalagem de um presente ou mesmo de uma encomenda feita por você mesmo pode ser uma experiência que ficará gravada na sua memória para sempre. Quem já recebeu um bilhetinho dentro da embalagem com uma frase simpática ou mesmo um brinde que complementa ou incrementa o produto, por exemplo, um mouse pad quando compra um mouse, ou um suporte de lap top quando compra o produto?
A Positivo fornecia uma embalagem em papelão ondulado que era uma maleta, de tal forma que você pudesse usar para transportar seu lap top bem protegido.
A Swift tem uma embalagem especial para um kit-churrasco, também em formato de maleta que pode ser reutilizada para outros fins.
A embalagem da Wine and Bites entrega um kit com aperitivos e vinho harmonizado numa embalagem com alças que facilita o transporte na horizontal, sem que os itens colidam.
O consumidor compra com os olhos, por isso as embalagens têm papel fundamental na decisão do que vai para o seu carrinho. O atendimento dessa demanda pede a valorização dos sentidos: o tátil, com texturas e relevos; o visual, com formas e transparências; o olfativo, com aromas; o gustativo, com appetite appeal; e o auditivo, com sonoridade. Do uso até o momento de descarte, o cliente passa bastante tempo com o produto e descobre se ele é fácil de abrir, se pode ser reutilizado, se tem rotulagem ambiental, pontos positivos na experiência de compra.
A impressão digital permite hoje embalagens personalizadas. Podemos também utilizar tecnologias disponíveis como o QRCode e até mesmo inovar, incluindo a Realidade Aumentada (RA) que pode encantar e levar seus clientes a outras experiências incríveis.
Ainda encontramos muitas embalagens mal resolvidas, pouco otimizadas, que desperdiçam a oportunidade de surpreender seus consumidores. Espaço para os bons profissionais de embalagens sugerirem propostas de boas embalagens, que protejam, entreguem valor e surpreendam os consumidores no momento de abri-las.
Impossível deixar de falar da icônica marca Giuliana Flores que sempre se preocupou em proteger suas flores e sua marca, escolhendo boas e belas embalagens, tornando o momento de receber esses produtos tão mágico quanto se fossem entregues pessoalmente!
Embalagem melhor protege, encanta e faz o mundo melhor!
Fontes de consulta: Statista, CupomValido.com.br e Revista Exame (fev. 2022).