Doces e chocolates embalados pela questão ambiental

Assunta Napolitano Camilo

Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

Notamos que a questão ambiental chega com força nas embalagens de doces e chocolates, porém até aonde o tema é sério?

Encontramos muitas empresas pesquisando novas embalagens e conceitos durante a Interpack 2023 e muitas novidades nas gôndolas dos supermercados e lojas de conveniência da Europa. Surpresas e dúvidas são geradas diante de algumas propostas.

Há algum tempo a Nestlé lançou o chocolate Kit Kat, inicialmente no Japão, embalado com stand- up pouch de papel. Inclusive apresentamos a novidade que trazia inclusive a possibilidade de o consumidor fazer um TSURU (origami que representa um pássaro que traz sorte) com a embalagem. As embalagens individuais, porém mantinham a estrutura de plástico laminado.

Na sequência, a marca estendeu estas embalagens multipack com alarde, utilizando uma arte gráfica que imitava um “rasgo” na embalagem, para destacar a mensagem “I’m paper” (eu sou de papel), mas ainda mantinham as embalagens primárias inalteradas.

Agora, a Nestlé apresentou Smarties com uma embalagem multipack de papel e cartuchos de papelcartão! Os confeitos estão em contato direto com o papelcartão, o que provavelmente é permitido por lá. Os pequenos cartuchos se transformam em um jogo de memória para entreter os pequenos consumidores.

Outras marcas estão seguindo este caminho, como a alemã Ritter, que usa o conceito de papel para a embalagem multipack, porém ainda segue com as embalagens individuais sem alteração. A Fritt apresenta seus confeitos veganos sem gelatina da mesma forma.

A tradicional marca escocesa Walker’s está entregando seus deliciosos biscoitos embalados um a um em embalagens de BOPP simples, num multipack de papel. Aqui fica uma dúvida clara se houve redução de impacto ambiental em relação à opção anterior de cartucho de papelcartão e os biscoitos embalados juntos num flow-pack. Penso que embalagens menores são ainda mais difíceis de voltarem ao ciclo de reciclagem.

A Ricola, famosa marca suíça de balas ganhou um prêmio de sustentabilidade por ter utilizado aço 100 % reciclado. Com certeza, prêmio merecido, pois trouxe economia circular efetivamente na solução!

Embalagens melhores mundo afora, mundo melhor!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.