Squeeze de alumínio para água: opção de embalagem sustentável

Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

Assunta Napolitano Camilo

Produto une funcionalidade, conveniência e praticidade para o consumo on-the-go (em movimento)

Recente no Brasil, a garrafa de alumínio para água – também conhecida pela palavra inglesa squeeze, que significa espremer – é uma tendência que veio para ficar, em função da sustentabilidade.

Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, conta que, em outros países, o produto é utilizado na categoria água como uma solução refilável, reutilizável e reciclável.

Segundo ela, nos Estados Unidos, por exemplo, a Flowater instalou estações de refil de água potável em academias, escolas, hotéis e lojas de varejo e oferece uma garrafa de alumínio para os consumidores.

Já no Brasil, há iniciativas, no entanto, o maior foco tem sido no formato de latas de alumínio fornecidas pelas marcas:

  • Minalba;
  • Ama, da Ambev;
  • Lindoya Verão Speciali;
  • Mamba Water;
  • Crystal, da Coca-Cola.

“A crescente demanda dos consumidores por sustentabilidade contribui para a aceitação desse formato de embalagem na categoria de água. Além disso, é uma maneira de se manter hidratado com funcionalidade, conveniência e praticidade para o consumo on-the-go”, declara Assunta.

Principais vantagens

O alumínio é infinitamente reciclável e não perda a qualidade. O processo de reaproveitamento economiza cerca de 95% de energia elétrica em relação à produção primária. A pureza do alumínio também garante uma água inodora e sem gosto residual.

Comunicação da marca

A garrafa de alumínio é a própria tela do produto, por isso dispensa a necessidade de rótulo e amplia a área de comunicação da marca.

Existem diversas técnicas como a impressão simultânea de 24 tipos de arte em mesmo lote, além de impressão de alta definição com qualidade fotográfica.

“É possível utilizar outros recursos para diferenciação nas gôndolas, como tampas coloridas. Há ainda tintas especiais que permitem que a embalagem brilhe no escuro, tinta termocrômica e vernizes especiais que conferem um apelo premium”, comenta a diretora.

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