Assunta Napolitano Camilo
Futurepack – Consultoria de Embalagens
A Holanda é conhecida pelas belas tulipas, moinhos de ventos, os famosos tamancos coloridos de madeira, pelos deliciosos queijos (Gouda e Edam), porcelana azul e branca. Também é famosa pela liberdade e tolerância. Em todo país existe um clima de extrema segurança e respeito. As pessoas se vestem como querem, comem nas ruas, passeiam e são livres.
Um país diferente do restante da Europa, talvez pela sua história e por ter vencido o mar. Foi praticamente “construído” sobre o mar. Esta situação peculiar dá aos holandeses maior consciência em relação ao respeito e o cuidado com o meio ambiente.
Em minha última visita aos pontos de venda holandeses, note que os varejistas estão seguindo os mesmos passos dos alemães em relação às embalagens, valorizando claims ou atributos que fazem referência à questão ambiental, sejam eles verdadeiros ou questionáveis. Ali também há muito greenwashing ou empresas e marcas querendo parecer ser.
Até as marcas própria como a ETOS, que oferece ao seu público, fraldas em embalagens de papel kraft com selo Carbono Neutro da EU Ecolabel.
A rede Albert Heijn tem usado embalagens que parecem melhores ao meio ambiente. As amêndoas são embaladas em um cartucho aparentemente com conteúdo PCR, porém manteve a embalagem flexível interna. Assim sendo, a marca usou mais embalagem do que realmente precisava.
O desodorante sólido da Lekker é apresentado em um tubete de papel (fibralata), porém a marca utilizou um cartucho de papelcartão bem maior para destacar o produto na gôndola. Creio que o que o impacto ambiental deste cartucho extra foi esquecido!
Já a Seepje entrega seu sabonete numa embalagem de papelcartão com conteúdo pós-consumo, mas este cartucho é aberto, o que vai comprometer o shelf-life deste produto.
A embalagem da linha de produtos infantis da Zwitsal traz uma identidade visual de linhas simples e diretas e a cor amarela que é um patrimônio holandês. Com design tradicional e contemporâneo, a embalagem estampa a foto de um bebê há muitos anos. No entanto, estão usando luvas, sobre as embalagens, orientando para comunicar os consumidores como fazer o descarte correto. A questão é: precisava desta luva?
O momento pede consciência verdadeira, atitude correta e uso das ferramentas do EcoDesign para caminharmos para a Economia Circular.
Embalagem Melhor, Mundo Melhor!