Na última Interpack, bem como na SIAL, a Multivac apresentou a nova linha de embalagens SNAPSIL®. A proposta tem muitas vantagens e surge quase sem concorrentes, praticamente num “oceano azul”. Talvez a principal vantagem seja a conveniência: a embalagem pode ser aberta com uma mão só, é ergonômica e tem uma relação de quantidade de material por peso carregado bastante interessante, podendo ser usada para líquidos, pós e sólidos.
Como é feita de plástico, material que pode definir barreira para quase todos os tipos de produto, pode atender mercados como vodca, vinho, bebidas, molhos, temperos, cafés, adoçantes, adubos, sementes, doces e confeitos, cremes, enfim, quase tudo. O sistema de envase é form fill seal, ou seja, na mesma máquina é formado, enchido e selado. Um dos filmes plásticos é rígido, e o outro, flexível. Na opção do sistema dip and squeeze, como se pode ver na foto do molho de tomate, o consumidor pode usar a embalagem como um pote e mergulhar uma torradinha dentro ou apertar como uma bisnaga.
No caso de pós ou líquidos, normalmente é uma dose única: o consumidor “quebra” a embalagem com um dos dedos e toma ou se serve do produto de maneira simples, intuitiva e prática. A proposta também tem espaço como embalagem de amostra ou de complementos. No caso de saladas, é usada para acondicionar os temperos; no caso de massas, para os molhos, e assim por diante. Como bebida, tem a vantagem de ser inquebrável, leve e não se transformar numa arma, podendo ser usada em eventos esportivos ou de massa. Para acondicionar sementes, após vazia, é usada como haste para identificar o tipo de espécie plantada.
As embalagens ainda podem ser vendidas em grupo, por exemplo, com quatro doses, formando um quadrado, fácil de transportar, ou ainda como sachês em tiras. O produto recém-lançado ainda está sendo “descoberto” pelos desenvolvedores de embalagens, podendo ser uma grande oportunidade de inovação para surpreender os consumidores cada vez mais ávidos por novidades e novas experiências!