EMBALAGENS CELEBRAM TRADIÇÃO E CULTURA

Assunta Napolitano Camilo

PADRÃO DE VIDA TAMBÉM SE REFLETE NAS EMBALAGENS DO PAÍS NÓRDICO

Finlândia é um país nórdico, localizado ao norte do continente europeu, como também, a Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e as regiões da Groenlândia, Ilhas Faroé e Ilhas Aland.

Embora muito próxima dos três países que compõem a Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega), a Finlândia não é deste grupo. Há muitos traços de cultura, idioma, design e arquitetura que os une e a história que os distância. A Finlândia já foi parte do território sueco e da Rússia e teve que travar guerras para se tornar autônoma.

Tal como os demais países nórdicos, tem um índice de desenvolvimento elevado. Mesmo com a chegada cada vez maior de refugiados, tal índice e padrão de vida são refletidos nas embalagens que vi nos pontos de venda.

A fabricante de chocolate Karl Fazer, também conhecida como Fazer Blue, faz parte da herança cultural finlandesa. O icônico chocolate ao leite Fazer’s apareceu pela primeira vez em 1922 em sua famosa embalagem azul, que simboliza a natureza finlandesa pura.

É o chocolate com o qual muitos finlandeses cresceram e que nos transformou em chocólatras. A Fazer Blue é feita com leite fresco e 100% do cacau vem de fontes responsáveis.

A caixa de papelcartão em tom azul (cor referência do país) com metalização é reconhecida em qualquer lugar, lá e na Europa. Destacaria a faca especial e o detalhe com uma aba para facilitar a abertura. A caixa embala o chocolate mais amado da Finlândia e todas as suas diferentes variações de sabor, 18 barras de chocolate diferentes no total.

A linha de chocolates Geisha é outro ícone da empresa. Rompendo com o tradicional, a embalagem rosa muito suave, como uma gueixa, traz ilustrações de flores cerejeiras que transportam os consumidores para a cultura japonesa. A identidade visual é de uma delicadeza, como o chocolate.

Outra tradição finlandesa está presente nas embalagens de diversos produtos, como iogurtes, chocolates, doces e biscoitos. São as ilustrações de situações da “família Mumin” que fazem a alegria de crianças, adolescentes e adultos.

A Família Mumin, em sueco, Mumintrollen, ou família Moomin, é uma família de ficção literária, cria- da pela escritora sueco-finlandesa Tove Jansson, que vive numa casa no Vale dos Mumin. É composta pelo Mumin, pela Mãe Mumin e pelo Pai Mumin.

Uma família de trolls, seres antropomórficos da mitologia escandinava, que pode assumir várias formas. Os membros da família Mumin são pequeninos, branquinhos, têm traços arredondados, focinhos enormes, e sua fisionomia lembra um pouco a de pequenos hipopótamos.

Embalagens que têm história e cultura criam laços com os seus consumidores e são melhores.

Embalagem melhor. Mundo melhor!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.