Cada vez mais encontramos mundo afora, embalagens de aço que despertam desejos dos consumidores para além do produto
Assunta Napolitano Camilo
A marca centenária Veuve Clicquot sempre apostou em qualidade e comunicação. Sempre foi audaciosa. A madame (senhora) Veuve (viúva) Clicquot assumiu a empresa aos 27 anos, após a morte do seu marido, herdeiro do fundador, em 1805. Imaginem uma jovem, viúva, assumir o comando de uma empresa quando as mulheres sequer podiam ter contas bancárias.
Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack
Foi uma das primeiras marcas a adotar um rótulo diferenciado e investir em embalagens, e claro, na qualidade dos produtos. A ponto de ser a marca de champagne mais conhecida do mundo.
Suas embalagens especiais são sempre disruptivas e originais, o que as tornam objetos de desejo e de coleção dos consumidores. Entre algumas icônicas soluções estão: embalagem para vestir a garrafa como uma roupa de mergulho; uma caixa plástica que imita uma geladeira retrô; um estojo com alça feita de fécula de batata, entre outras.
Sempre inspirada no design e cultivando o amor por objetos icônicos, em 2021, a marca lançou uma edição limitada que celebrava a influencia atemporal do movimento retrô, destacando uma fita cassete, com cores vibrantes. A embalagem de aço tem um berço e promete manter a champagne gelada por até duas horas.
Produzido na Inglaterra, Bombay Sapphire é o gin premium mais vendido do mundo, reconhecido nas gôndolas pela sua emblemática garrafa azul. É uma marca de gin bastante recente, lançada em 1986, pelo comerciante de vinhos inglês IDV (a Diageo), mesma empresa dona de bebidas, como a vodka Cîroc. Em 1997, a Diageo vendeu a marca para a Bacardi.
Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack
Apesar de muito mais jovem, a marca é outra referência em embalagens inovadoras. Foi a primeira a incorporar LEDs no cartucho de papelcartão, que acendia de forma pulsante de baixo para cima, criando um movimento que lembrava as placas luminosas dos bares de época.
De tempos em tempos, a marca lança edições limitadas, como cartuchos especiais e recentemente, uma lata de aço com face frontal toda recortada a laser para criar suspense sobre a garrafa. O bordado do recorte é imitado nas laterais através de vernizes brilho e fosco. Ainda na face frontal uma medalha em relevo e dourado dá mais valor à obra.
Embalagens disruptivas mundo afora são melhores e fazem o mundo mais surpreendente e melhor.