Setor de cosméticos aposta em embalagens de alumínio no Brasil e exterior

Com inúmeras vantagens, invólucros atraem consumidores nos pontos devenda físicos e virtuais

A embalagem de alumínio impede que fatores externos danifi quem os produtos e comprometam suascaracterísticas originais, além de atuar como barreira para a luz, umidade, oxigênio e microrganismos.
No setor de cosméticos, por ser maleável, o metal também colabora para a utilização total do produto,evitando qualquer desperdício.

“As bisnagas de alumínio não possuem o ‘efeito memória’, que provoca o retornodo ar para dentro da embalagem e pode oxidar e degradar o conteúdo”

Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Segundo a especialista, o material tem sido escolhido por marcas de beleza, pois é altamente compatível com diferentes tipos de formulação. Somem-se a essa característica a leveza, a portabilidade, a facilidade de manusear e, claro, a reciclabilidade.


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A Novelis é uma das fornecedoras de produtos de alumínio a partir das ligas do grupo 1xxx, parafabricantes de embalagens e válvulas.


Solange Akiama, gerente Sênior de Excelência Comercial e Marketing da companhia, lista algumas das principais aplicações do metal em embalagens para o setor de cosméticos:


Refis para desodorantes e perfumes;
Válvulas spray;
Bandejas refis para estojos de maquiagem;
Tubos para batons;
Soluções para cremes hidratantes;
Bisnagas para cosméticos;
Tampas para frascos.


Refis
A Care Natural Beauty, marca de beleza brasileira, segundo informa, busca desenvolver produtos de
skincare e maquiagem com fórmulas 100% livres de toxinas em sua formulação. Com foco nasustentabilidade, a empresa utiliza o alumínio na linha de refi s e em embalagem de máscaras faciais.

“O refil de alumínio, além de ser um material com ciclo de reciclagem infinita,ainda mantém a performance do produto em 100%. Também possibilita oferecermos a mesma quantidade e qualidade do produto por um valor mais acessível”, destaca Patrícia Camargo, sócia fundadora da companhia. “Ser uma marca consciente que promove impacto positivo ao meio ambiente é um dos nossos maiores diferenciais.”

Assunta Camilo, do Instituto de Embalagens, acrescenta que os refis de alumínio têm sido usados faz algum tempo pelas marcas de beleza com esse propósito ambiental. Nos últimos anos, o segmento de perfumaria também tem adotado essa prática, como a francesa O.U.I.
Pelo mundo


A especialista cita vários exemplos do uso de embalagem de alumínio:

  • A Unilever estreou a linha Love Beauty and Planet, com xampus e condicionadores em frascos dealumínio reutilizáveis que, segundo a empresa, gera uma redução de plástico de 56,7% para cada reutilização.
  • A unidade da Procter & Gamble em Portugal também optou por frascos de alumínio reutilizáveis para a linha de xampus Pantene Pro-V.
  • A Clinique, fabricante americana de produtos para a pele, cosméticos, higiene pessoal e fragrâncias, adotou embalagens com o metal para a linha de batons.
  • A Colgate-Palmolive lançou uma linha de sabonete líquido para mãos em formato de pastilha euma garrafa de alumínio recarregável. O consumidor enche a embalagem de água, coloca apastilha e espera se transformar em sabonete. A iniciativa, nos Estados Unidos, faz parte dos compromissos com a sustentabilidade para 2025.
  • Recentemente, a empresa NeXtraction anunciou sua primeira marca de cuidados pessoais, aKriva, usando frascos de alumínio da Meiyume, fornecedora de soluções de beleza de ponta aponta.

“As embalagens têm um fundo de curvatura suave e, o mais importante, são totalmente compatíveis com as formulações infundidas de CBDA, ou ácido canabidiólico”, informa Assunta.

Para além do invólucro
Na categoria Beleza, a embalagem de alumínio comunica o
glamour da marca, atrai os consumidores nos pontos de venda físicos e virtuais, e estabelece laços emocionais.
Os consumidores pós-pandemia também têm buscado experimentação, bem-estar, responsabilidade social, propósito das marcas e sustentabilidade.

“Isso significa que as embalagens devem entregar atributos ambientais, físicos,emocionais e digitais”, sugere Assunta.

O creme facial da Kur Cosméticos oferece áudios de meditação via QR Code para o momento da aplicação do produto. É um bom exemplo de como uma marca consegue promover bem-estar para as consumidoras.

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