Embalagens e projetos amigos do meio ambiente

Assunta Napolitano Camilo

A embalagem é responsável por diferentes funções em relação ao produto, consumidor e fornecedor, às vezes, serve para proteger e conter o produto; e outras vezes, é uma ferramenta de marketing de grande potencial na decisão do consumidor e, de acordo com a tendência global, um apelo à sustentabilidade.

FuturePack – Consultoria de Embalagens

América Latina: embalagens flexíveis tornam os produtos mais acessíveis

A indústria de embalagens tem dois grandes universos: industrial e de consumo. De acordo com um estudo realizado pela Smithers, 77% das embalagens produzidas no mundo destinam-se a bens de consumo, enquanto 23% para fins industriais.

Independentemente do mercado final ao qual se destina o produto ou o tipo de embalagem, o essencial é ter conhecimento para desenvolver embalagens cada vez melhores.

O Instituto de Embalagens sempre opta por evitar o termo “embalagens sustentáveis”, pois é muito controverso: sustentável de que ponto de vista? Ambiental? Com base em qual análise? Comparado a quê? A princípio, todas as embalagens são sustentáveis. Melhor falar em embalagens que reduzem o impacto ambiental ou embalagens amigas do meio ambiente. É possível reduzir o impacto ambiental das embalagens e atender às exigências dos consumidores no que tange à proteção do produto, com investimentos em inovação, agenda ESG, propostas e soluções que incentivem uma economia circular.

As embalagens flexíveis são as que mais crescem entre todos os tipos. Esta expansão se justifica, pois é a opção que oferece barreira adequada, além de ser mais leve, eficiente e competitiva. Entretanto ainda carece da criação de uma cadeia circular de valor que alcance desde as suas matérias-primas até sua disposição final. Elas são menos recicladas por conta de dificuldades que incluem a separação doméstica e a falta de competitividade para a reciclagem.

Daí o principal foco desta indústria deve ser a adoção de ações para aumentar a reciclabilidade e reciclagem efetiva das suas embalagens, melhorando os processos de separação e coleta do material, com investimentos em infraestrutura e gestão dos resíduos. A logística reversa só será realidade se houver o aumento do serviço de coleta seletiva de resíduos e o respectivo encaminhamento para reciclagem e retorno como novo produto. O crescimento da economia circular é proporcional ao da consciência

dos consumidores.

É preciso entender a importância da educação ambiental, do ecodesign e da simbologia ambiental, como também do uso de embalagens produzidas com resina pós-consumo reciclada, que já é uma realidade nas gôndolas, ainda que incipiente.

A solução do fim da embalagem que já cumpriu seu papel está no início do processo: no design, assim, devemos considerar, nesta etapa primordial, os conceitos do ecodesign.

Muito se pode realizar para tornar as embalagens melhores, com menor impacto ambiental. Existe um movimento das empresas nesse sentido, que utilizam as embalagens como veículo de educação. O que é um bom início. O uso de simbologia adequada nas embalagens facilita a identificação dos materiais plásticos pelos consumidores e catadores, promovendo o descarte correto e o consumo consciente. Além disso, é mandatário fomentar a educação ambiental nas escolas. As crianças são o nosso futuro e agentes de transformação.

Excelente exemplo de boa embalagem que promove EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

FuturePack – Consultoria de Embalagens

A arte da embalagem é uma boneca, personagem da Pixar, pois se trata de um produto infantil. É feita de material 100% reciclado e 100% reciclável. Apresenta codificação da data de validade e a simbologia ambiental. O rótulo termoencolhível é de PET, mesmo material da garrafa, ainda assim, um pré-corte facilita a sua separação da embalagem. No verso, tem um espaço reservado para que a criança escreva seu nome. Todos esses itens são explicados de forma simples e direta. Simplesmente impecável! Parabéns à Danone!

Preparamos um artigo que vai te ajudar a desenvolver embalagens flexíveis mais amigas do meio ambiente. Faça o download do documento completo agora: http://bit.ly/3K8pwAY

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.