Os espumantes brasileiros já são avaliados como uns dos melhores do mundo. Nossos vinhos também começam a fazer história e sucesso, inclusive na Copa do Mundo. O crescimento do consumo dos três produtos dentro do mercado interno passa de dois dígitos há alguns anos.
Os sucos de uva se tornaram sinônimo de bebida saudável, e as geleias de frutas da região, verdadeiros produtos gourmet. É possível notar a delicadeza do pote de geleia de frutas da Casa Madeira e a sofisticação ampliada pelo cartucho de formato irregular, além do selo que remete aos antigos sistemas de cera e carimbo, texturas e cor creme. Além do design exclusivo, o pote traz no rótulo uma arte com bela produção fotográfica que valoriza as frutas e o produto final, transmitindo qualidade.
Já os sucos vêm em garrafas de vidro de vários tamanhos e formatos (alguns especiais) para famílias ou consumo individual, além da embalagem cartonada asséptica com nova proposta para o crescente público infantil. A arte simples, com uma linda ilustração de um cacho de uvas, encanta os pequenos.
A qualidade dos vinhos já se equiparou à dos melhores do mundo. O crescimento dessa indústria é acelerado, por isso a importância de melhores embalagens.
O rótulo do vinho exportação da Salton ilustra uma elegante máscara de Carnaval, fazendo clara alusão ao Brasil. O cartucho dourado é da Lidio Carraro, que continua produzindo o vinho da linha Faces, que fez muito sucesso aqui e no exterior no período da Copa do Mundo, o qual agora segue sem o selo da Copa, porém com o elemento gráfico da marca Faces ampliado. A empresa Perini ousou um pouco mais e usou a marca nas cores brasileiras num rótulo no label look, que se estende até a capa da rolha, e sem cápsula, criando uma proposta mais “descolada”.
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) tem realizado muitas iniciativas para promover o vinho e o espumante brasileiros. As oportunidades encontradas para essa indústria e para o setor de embalagens são enormes. Os profissionais usuários estão atentos e interessados em atender melhor os consumidores e encantá-los. É claro que ainda há um longo caminho para percorrer, que se depender da vontade de inovar e da disposição, logo atingirá o sucesso merecido. O Instituto de Embalagens foi contratado pela Apex-Brasil para orientar os empresários a adequarem suas embalagens para atender melhor o mercado externo e, consequentemente, serem mais competitivas também no mercado interno, pois Embalagem melhor. Mundo melhor!