Na categoria de geleias, sobremesas e outros produtos pastosos ou líquidos, predominam os frascos de vidro com design único, posicionando os produtos como exclusivos, os quais ainda contam com tampas e decoração diferenciada.
Na mesma linha de sofisticação, foram selecionadas no espaço SIAL Innovation® várias sobremesas, como iogurtes, pudins e sorvetes. Um destaque foi o sorvete lituano Dione®, cuja embalagem traduz a classe do sorvete premium e sedutor.
Outra tendência relatada é a nova mania do ‘Faça você mesmo’, ou seja, quando os consumidores procuram conjuntos em que todos os ingredientes estejam reunidos num só pack nas quantidades corretas, separados e, se possível, pré-preparados com instruções claras. E, obviamente, a embalagem é o caminho perfeito para isso.
Nesse quesito, destacaria a embalagem de papel cartão que é uma ‘sementeira1. Nela é possível cultivar cogumelos e tê-los frescos em casa em poucos dias. Essa curiosa inovação foi trazida pela empresa francesa Prêt à Pousser®.
Os pratos estão cada vez mais prontos e complementados por acessórios, seja talheres, molhos e outros adereços, apresentando refeições completas e equilibradas.
A preocupação com segurança alimentar e saúde aumentou a força dos produtos orgânicos, assim como os naturais e frescos. Lembro que a ANUGA®,(outra importante feira do setor que ocorre na Alemanha, em 2005, foi o grande marco da inserção desses produtos no mercado. De lá para cá, observamos o aumento expressivo, constante e com mais categorias certificadas.
Praticidade em diferentes sabores para o momento de relax também é a proposta da polonesa MOKATE®. A empresa tem uma extensa linha de cafés, chás e cereais. Recentemente, lançou uma embalagem flexível bipartida para vários sabores de café com creme e de cereal com iogurte. No caso do café, em um compartimento há o café e, no outro, o topping ou creme chantili para a finalização da delícia. A ideia é reproduzir a mesma experiência das cafeterias. Já, no caso do cereal, numa parte há iogurte em pó e, na outra, um cereal. Tudo muito bonito, prático, saboroso e saudável. As embalagens, embora simples, atraem pelo design e pelo nobre acabamento metalizado com detalhes dourados foscos.
Falando em café e em momentos de relax, a portuguesa Conti® lançou o “Bolo de minuto”. A ideia foi entregar num copo de papel cartão uma mistura em pó para a preparação de um bolo. Basta adicionar água no próprio copo e levar ao micro-ondas por um minuto para o bolo ficar pronto. A colher também já vem dentro do copo para facilitar o consumo imediato.
Outra coreana, a Bokumjari®, apostou em tecnologia de desidratação para sua linha de frutas e iogurtes. O stand up pouch tem um design tão delicado como seus produtos, que apresentam decoração suave, cores amenas e formas arredondadas que convencem.
Saúde e conveniência são apostas da venezuelana máh! pure love®, que propõe uma nova experiência para pais e filhos. Tal conceito só pode ser alcançado pelo desenvolvimento de embalagens adequadas a cada produto, desde leite em pó até snack de iogurte desidratado. Esses “pedacinhos” de iogurte vêm numa embalagem stand up pouch de fácil abertura e com a possibilidade de refechamento, garantindo uma vida estendida após aberta. Essa conveniência ao abrir, consumir, guardar e carregar possibilita que a própria criança se alimente de forma independente e saudável a qualquer hora e lugar. Proteína de peixe é outra procura para atender ao público infantil. A empresa dinamarquesa Bornholms® trouxe para a feira o Fish Snack (lanchinho de peixe), com o propósito de atrair a atenção das crianças e desenvolver nelas o gosto e o hábito de comer peixe. A embalagem é feita pelo processo termoformado FFS (form, fill and seal) e tem formato de peixinho. É aberta facilmente e contém uma massinha saborosa de peixe. Garantia de saúde no lanchinho.
De maneira geral, os mesmos conceitos utilizados nos alimentos foram explorados nas bebidas, visto que atendem às mesmas necessidades. Destaco a diversidade de novos sabores, muitos deles ‘exóticos’, explorando misturas antes inusitadas, como minerais, soja, pedaços de frutas e coco.
A feira SIAL é uma grande vitrine para o mundo, onde são lançados modismos, tendências, marcas etc. Sempre há oportunidades e oportunismo. Observamos empresas de outros países ‘usando’ produtos brasileiros como se fossem delas, ou adotando como marcas mesmo. Foi o caso da Açaí Mania®, da Eslováquia, que tinha uma bela morena vestida de plumas verde e amarela como promotora, fazendo clara alusão ao Brasil. Outro produto da Eslovênia usava a marca RIO®, entre outros casos, como o de empresas da Índia que ‘batizaram’ a castanha de caju como ‘castanha da Índia’!
Por essa razão, deveríamos refletir sobre como poderíamos usar melhor nossos atributos e valorizá-los com mais atitude.
Pudemos conferir produtos de muitos países, pois estavam presentes delegações, missões e representações de várias nações. O Brasil esteve representado por várias empresas independentes, bem como por associações setoriais que, com o apoio da APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), apresentaram o tema “Brazil Beyond”®, ou seja, “Brasil que vai além”. Mesmo assim ficamos aquém de países menores, como Turquia, Tailândia e tantos outros. Oxalá que na ANUGA® estejamos mais bem preparados, com mais inovações e embalagens ainda melhores, afinal…
Embalagem
melhor. Mundo melhor.
Realizaremos um painel sobre esta feira no início do ano que vem, no qual mostraremos essas embalagens. Mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.
Assunta Napolitano Camilo é Diretora da FuturePack – Consultoria de Embalagens e do Instituto de Embalagens – Ensino & Pesquisa. Articulista, professora e palestrante internacional de embalagens. Recebeu diversos prêmios, entre eles o de Profissional do Ano e o de Melhor Embalagem do Ano. Coordenadora dos livros: Embalagens Flexíveis; Embalagens de Papelcartão; Guia de embalagens para produtos orgânicos; Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas & Sustentabilidade, entre outros. Diretora do Kit de Referências de Embalagens e da obra Better Packaging. Better World.