Assunta Napolitano Camilo
FuturePack – Consultoria de Embalagens
Imagens de exuberância, cores fortes, sabores intensos, touradas e dança flamenca são características inerentes à cultura espanhola.
A culinária da Espanha é riquíssima e conta muito das suas tradições, como os jamones (presuntos), vinhos e azeites, que mantêm suas embalagens tradicionais.
O amor à culinária e à boa comida feita em casa deu origem à El Pastoret de la Segarra, S.L., uma empresa familiar de laticínios artesanais de La Segarra, que nasceu em 1992. As embalagens refletem o posicionamento home made da marca que se tornou referência no país. O pote do iogurte lembra uma terrine, seus ícones destacam a origem orgânica, e a luva de papelcartão kraft reforça o apelo natural do produto. O creme de chocolate da mesma marca foi além. O produto é apresentado em um pote de cerâmica super-retrô e as ilustrações reproduzem pinturas feitas à mão, enfatizando o conceito artesanal.
Os espanhóis dão atenção ao vigor físico e muitos estão preocupados com a saúde, a Sol & Azahar oferece a linha bienestar® pronta para beber. A moderna embalagem PET ilustra fotos dos produtos no rótulo e a transparência comunica o sabor para os consumidores.
Os espanhóis apreciam conveniência. Como exemplo, podemos destacar duas propostas interessantes: o “Quita esmalte” é um “conjunto pronto” para remoção de esmaltes de unha de forma muito rápida e prática. Dentro de um frasco de vidro de boca larga vem uma espuma embebida em acetona. A espuma já tem uma abertura para colocar o dedo e, ao girar a embalagem, o esmalte é removido sem fazer sujeira ou usar algodão, que depois tem de ser descartado. Simples e prático.
A outra proposta que chamou a atenção é a embalagem da Pasta Lover da Gallo Worldwide que entrega conveniência e praticidade aos consumidores. O macarrão seco é embalado em uma bandeja termoformada que permite o seu cozimento na própria embalagem, bastando adicionar água e levar ao micro-ondas por cinco minutos. A tampa funciona como um escorredor. Dentro da embalagem já vêm sachês separados de azeite e molho de tomate para finalização do prato que pode ser degustado na própria bandeja termoformada, sem sujar nenhum utensílio para preparar ou consumir. Fácil assim!
A marca Paul and Pippa, de Barcelona, traz toda a tradição do azeite espanhol para a confecção de seus biscoitos veganos feitos artesanalmente. Os tubos de fibralata destacam ilustrações modernas e caricatas, que se conectam com o público jovem, com a seguinte mensagem: “Paul and Pippa é mais que uma família de gente legal, que gosta de tudo natural, é um estilo de vida”. Ao mesmo tempo, as embalagens resgatam tradições gastronômicas.
A icônica cerveja espanhola Hijos de Rivera, S.A.U., da Hijos de Rivera, tem trabalhado nas duas pontas de público: aos jovens com as propostas long necks ou one-way em cestinha multipacks, e para os mais velhos, a cervejaria fez, recentemente, uma edição especial da primeira garrafa produzida, em 1906, quando nasceu a sua história. Com formato elegante e vintage, a embalagem homenageia a primeira geração da família Rivera, com a qual tudo começou, para reforçar os vínculos com os espanhóis mais tradicionais. Esta garrafa icônica da cerveja Estrella Galicia está disponível de forma permanente na loja online da marca.
A estilista espanhola Agatha Ruiz de La Prada, nascida em Madri, é dona de um estilo irreverente que transborda alegria, jovialidade e humor por meio de muitas cores, corações e formas geométricas. Ela também tem uma linha de perfumes e os frascos não fogem à regra da estilista, com cores fortes e vibrantes, cítricas, às vezes, com formas absolutamente pós-modernas, mais alinhadas com Miró que com Pablo Picasso, dois expoentes da arte espanhola.
O design das embalagens conversa com as jovens consumidoras e se propõe a participar do seu mundo. Muda constantemente para acompanhar as revoluções e evoluções e, claro, para sempre ter algo novo para encantar seu público.
Vamos juntos fazer: Embalagens Melhores Mundo Afora para um Mundo Melhor!
Conheça o novo livro bilíngue Embalagens Mundo Afora – Packaging Around the World escrito por Assunta Napolitano Camilo e se encante pela cultura de diferentes povos contada pelas embalagens.
Garanta já o seu neste link: http://bit.ly/3UBcJbO