Feira SIAL mostra a importânciade melhores embalagens

O maior prêmio do concurso SIAL INOVAÇÃO foi para um produto que não trazia nada de novo, a não ser pela proposta de embalagem: um pote bipartido, com um compartimento embaixo para o macarrão pré-cozido e outro em cima para o molho. Porém, o diferencial é que o produto vai ao micro-ondas e, no momento de servir, é possível girar o compartimento do molho sobre o do macarrão, abrindo-se um canal de comunicação entre eles e finalizando o prato primorosamente. A embalagem premiada chama-se “Twist” (torção), fazendo menção ao giro.

Destacamos os produtos gourmet, que têm crescido na esteira da busca por prazer. Nesse segmento, muitas vezes o produto é oferecido como um presente para si mesmo ou para outrem. De chocolates a conjuntos de chás, pimentas etc., os estojos ou cartuchos em papel cartão são sempre a primeira opção. Um exemplo são os salames: fica claro o posicionamento nobre dos que estão acondicionados em cartuchos. A possibilidade de sofisticar a apresentação, ao entregar uma impressão elegante com um design premium, faz toda a diferença. O produto abre os olhos e o apetite, e convida a chamar os amigos para uma degustação, tornando-se o protagonista do momento de consumo!

Nos pontos de vendas, o destaque foi o case do queijinho processado da tradicional marca La vache qui rit®. Trata-se de uma caixinha de papel cartão que forma uma gaveta com uma luva de filme de BOPP metalizado, acondicionando os queijinhos em formato ainda menor que o convencional, parecidos com um dadinho de jogo. (o nome do produto é Apéricube®) No fundo da gaveta há um jogo que incentiva a brincadeira: à medida que se joga, se degusta os dadinhos. Ganha quem come mais! A novidade tem divertido os consumidores antenados, sempre ávidos por inovações. A diversão, nesse caso, agora é abrir uma caixinha para saber qual será o jogo. O produto rico em cálcio e proteínas já se tornou sensação nos supermercados e lojas de conveniência. E tem causado mais frisson ainda em rodas de amigos para uma degustação divertida e animada, sendo a embalagem a protagonista de momentos de alegria!

Pudemos conferir também o crescimento de iogurtes em embalagens de todo os tipos. A maior novidade foi da Michel et Augustin®, que agora traz seus iogurtes em garrafinhas PET. Além disso, apresentam novos e incríveis sabores, como o de banana com goiaba. Esses novos sabores, tidos como exóticos, ganham força e forma ao serem apontados como tendência pela consultoria francesa XTC®. Constatamos ainda a valorização de produtos e temas brasileiros, como nossas frutas, principalmente o açaí, lamentavelmente mais bem exploradas por empresas de outros países. Outras nações foram mais atentas, como a Índia, que consagrou o nome da castanha de caju como “castanha da Índia”! As embalagens de laticínios trouxeram outras inovações que exploraremos nas próximas edições.

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