Finlândia: Embalagens que rompem conceitos, formas e design para conquistar consumidores

Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

Assunta Napolitano Camilo

Chamar a atenção nos pontos de vendas virtuais ou físicos é um dos grandes trunfos das embalagens que rompem a categoria e impõe um novo caminho. Assim, enxergo muitas embalagens da Finlândia: inovadoras.

Pode ser uma simples embalagem flexível de tempero, como a linha inteira da MEIRA, que apresenta uma prática solução, com zíper que permite refechamento, além de ser muito inteligente e econômica. É impressa em apenas três cores, sendo que a cor branca e verde, é a mesma matriz, só varia a cor preta em cada variante, o que deve trazer boa economia.

A marca aproveitou a possibilidade do filme transparente para criar uma arte, na qual as cores branca e verde “desenharam” uma colher, e outros elementos gráficos “mostram” os diferentes temperos. Excelente para aqueles, que como eu, pouco, sei de finlandês.

A linha de frutas silvestres desidratadas orgânicas biokia também usou da simplicidade para definir o padrão das suas embalagens. Uma embalagem flexível stand-up pouch com zíper permite refechamento e com furo europa para que seja pendurada em gancheiras nos pontos de venda.

O conceito gráfico traz um código de cores para cada fruta. Para cranberry (uva do monte) a cor escolhida foi um vermelho forte e escuro que lembra a cor da fruta. Na parte superior da embalagem uma tarja horizontal na cor da variante, com texto branco. Na parte inferior (maior) apenas a fruta em ilustração hiper-realista num fundo cor creme destaca claramente o produto. Novamente, a identidade visual salva os ignorantes da língua finlandesa. Para blueberry (mirtilo) cor azul foi utilizada e assim por diante. O mesmo critério de cores é usado para as frutas em pó ou nos sucos.

A Valio, maior empresa de laticínios da Finlândia, estabeleceu um novo formato de bandeja para seus queijos fatiados, rompendo com o tradicional formato retangular usado pelas demais marcas até hoje. O formato especial e as cores azuis e verdes das embalagens permitem que sejam facilmente vistas de longe pelos consumidores. O código de cores é diferente dos concorrentes da categoria que utilizam tons amarelos e vermelhos e o design escolhido amplia o produto, destacando-o ainda mais no ponto de venda.


Em comum a todas as marcas finlandesas, observamos o orgulho deles, com a impressão dos ícones do país nos painéis frontais das embalagens: um ganso e uma chave estilizados.

Embalagens melhores mundo afora para um mundo melhor!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.