Os consumidores estão cada vez mais conectados e expostos às novidades. O mundo está cada vez mais global. O que acontece num país é logo conhecido por todos os outros. Essa abertura promove o desejo pela experimentação do novo, tornando-se quase uma obrigação. Não entregar a novidade pode até mesmo frustrar o mercado ou desenvolver um concorrente novo que o faça.
Em qualquer categoria, cabe investir em design e inovação. O novo atrai, chama a atenção e, se vier associado a estilo, conveniência, saúde, segurança e sustentabilidade, tanto melhor.
Numa visita aos pontos de venda da Suécia, pudemos conferir a aplicação de design e inovação desde a categoria de molhos de tomate, passando por embalagens de feijão, milho verde, até água e bebidas. Não por acaso, a vodca mais inovadora é a sueca Absolut, da Pernod Ricard. A água Ramlösa é outra marca sueca famosa e tradicional. Criada em 1707, nem por isso ficou parada no tempo, pois suas garrafas já estão em PET, além de ter opções clássicas em vidro. Recentemente, recebeu um prêmio pelo novo design de garrafa. Prova de que nenhuma marca ou empresa, por mais famosa ou tradicional que seja, pode deixar de se reinventar.
A inovação para atender à necessidade de consumir produtos saudáveis em qualquer lugar também é importante e foi notada. Alguns exemplos claros: o produto Keso e o iogurte Skyr. O Keso é um queijo quark que vem acondicionado no pote e a tampa traz amêndoas e frutas; a novidade foi a inclusão de uma colher embutida na tampa através de um rótulo autoadesivo. Já o iogurte Skyr apresenta um design clean, com a ilustração de um morango apenas, enquanto a tampa traz a colher preservada por meio de lacre. Conveniência com segurança!
O pote de molho de tomate da Slotts com formato também de tomate chama a atenção no ponto de venda. Impacto semelhante pode ser sentido com a embalagem de feijão da marca própria do supermercado ICA, trazendo os elementos soltos ou as flores da margarina Flora. O suco de legumes em embalagem cartonada pode ser considerado muito simples, porém é justamente essa leveza que atrai quem procura a proposta de pureza.
Devemos ganhar primeiro o paladar e depois o coração para atingir a mente do consumidor! Isso sempre de forma honesta, pois verdade combina com sustentabilidade e: Até o mês que vem! Embalagem melhor. Mundo melhor! Mais informações e fotos dos produtos podem ser obtidas no site: www.clubedaembalagem.com.br