Assunta Napolitano Camilo
FuturePack Consultoria de Embalagens
O primeiro restaurante de gastronomia internacional que se abre em qualquer cidade do mundo, normalmente, é um restaurante italiano. Seja na China, no interior da América Latina, África ou Austrália. Nas grandes cidades seja da Europa ou Estados Unidos, é comum que os melhores restaurantes sejam da gastronomia italiana…sem falar das pizzarias.
Os italianos se orgulham da sua gastronomia alegre e transportam tudo isso nas embalagens dos seus produtos alimentícios, principalmente nas massas.
As embalagens sempre abusam das cores da Itália, trazem elementos tradicionais como a toalha xadrez, a família, pratos apetitosos, mesa farta entre outros elementos em ilustrações ou fotos icônicas.
Recentemente o Pastifício G. di Martino teve suas embalagens redesenhadas pela Dolce & Gabbana. O novo visual de duas edições especiais criadas para celebrar a excelência italiana através das cores, símbolos e monumentos do país. Ficou espetacular. Impossível passar desapercebidas.
As novas embalagens se tornaram cartões-postais da Itália que pretendem perfumar e reviver a mesa com os padrões mediterrâneos em todo o mundo.
Azulejos italianos, mamas, corações, fontes(tipografia) e logos ancestrais, família à mesa, tudo isso destacado por um fundo vermelho. No verso da embalagem incluíram ícones dos monumentos italianos. Uma alegre viagem à Itália Mia de tempos felizes.
Claro que adicionaram Ícones e selos garantindo que se trata de um produto italiano, de origem controlada. A assinatura de Dolce & Gabbana completam a obra prima. As embalagens flexíveis em estrutura laminada, possuem janelas que permitem a visualização das massas e ainda tem um selo que demonstra violação caso houver, permite refechamento e reforça a mensagem: “la Famiglia, la Pasta, l’Ítalia” (A família, a massa e a Itália).
Um verdadeiro brinde ao bom design e boa embalagem.
Embalagem melhor. Mundo melhor. Sempre!