Indulgências alinhadas à sustentabilidade

Assunta Napolitano Camilo

As novas propostas de doces, chocolates e outras indulgências buscam cada vez mais alinhamento às tendências mundiais de consumo, como saúde, estilo (diversidade) e sustentabilidade. Isso pode ser visto na última edição da ANUGA, maior feira de alimentos e bebidas do mundo, que aconteceu em outubro de 2021, na Alemanha, bem como nos muitos pontos de venda que visitei na Europa.

Os fabricantes de TRUE GUM da Dinamarca trouxeram à tona o debate sobre as gomas de mascar a base de látex. Eles lançaram uma linha de gomas de mascar planted base, sem “plástico”, produzida com ingredientes naturais e vegetais. O sucesso da proposta rapidamente gerou a criação de outros produtos como a True Mints e True Drops. Todos com o mesmo conceito: naturais e veganos e com embalagens alinhadas ao propósito. Os cartuchos de papelcartão dispensam a laminação com plástico para facilitar a reciclagem; a linha True Drops ganhou embalagens stand-up pouches compostáveis.

Outras marcas apresentaram produtos a base de cafeína, como as balinhas da Upsters, que usam um trocadilho no nome para contar que duas balas correspondem a um café. Na direção oposta, muitos produtos, como a EUPHORIA, trouxeram produtos de cannabis como proposta para relaxamento.

Atualmente, quase todas as grandes marcas estão oferecendo propostas veganas e/ou vegetarianas, como a Lindt que já tem uma linha “vegan”.

Os fabricantes de chocolates estão investindo na garantia da origem do cacau utilizado e incentivando o Fair Trade (comércio justo). Trata-se de uma atenção clara aos compromissos relacionados ao ESG (política que atende questões ambientais, sociais e de governança).

Há várias iniciativas como Share, Rapunzel e a Fin Carré com seu sucesso Way to go! As embalagens estampam as certificações relacionadas à origem, Fair Trade e apoio a várias causas. A embalagem do “Way to go” utiliza o verso para o storytelling da marca, que conta aos consumidores como se obter um chocolate delicioso que valoriza todos os trabalhadores envolvidos.

A linha de produtos naturais da Nature’s own Factory da Rússia traz chás, trigos e chocolates especiais. O chocolate branco ganhou o prêmio de melhor sabor da feira ANUGA 2021. O delicado design das embalagens com cores e traços suaves salta aos olhos.

Observo feliz o crescimento da SHARE na Alemanha. Em 2017, a empresa oferecia apenas água, sabonete e barra de cereal, com cada produto vendido revertido para alguém em situação de vulnerabilidade. Agora, o portfólio cresceu, há uma dezena de produtos de higiene pessoal, alimentos até material de escritório: todos comercializados em embalagens compatíveis e mantendo o mesmo propósito.

Iniciativas com propósitos crescem, pois as pessoas estão mais solidárias e querem ajudar e ao encontrar opções como estas se engajam e contribuem. Muito bom!

Embalagem melhor. Mundo melhor!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.