LIUBLJANA: A CAPITAL VERDE DA EUROPA

A CHARMOSA CAPITAL DA ESLOVÊNIA FOI ELEITA MERECIDAMENTE COMO A CAPITAL VERDE DA EUROPA, PRINCIPALMENTE EM VIRTUDE DE SUA ATENÇÃO E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

A Eslovênia fica encravada entre Áustria, Hungria e Croácia e fez parte da antiga Iugoslávia. Sua capital, Liubljana, ainda pouco conhecida além da Europa, é cortada pelos rios Sawa e Liubljana, que desembocam no Danúbio.

Há grande preocupação no país em preservar seus recursos naturais e paisagens bucólicas, manter seus rios limpos e, assim, garantir excelente qualidade de vida à população e suas fontes de renda advindas do turismo.

Além disso, eles cuidam das nascentes dos rios, das margens, mantêm a mata ciliar adequada e evitam a contaminação com despejos líquidos ou sólidos. Estabeleceram restrição à entrada de veículos no perímetro da cidade antiga e oferecem excelente oferta de transporte público para controlar a poluição sonora e do ar e garantir a mobilidade urbana.

O que mais nos chamou a atenção e tem sido usado de modelo até para a “verde” Alemanha é o sistema implantado para a coleta seletiva do lixo urbano. Em vários pontos de Liubljana há um conjunto de quatro lixeiras (aparentemente) pequenas com cerca de 60 por 80 centímetros. Elas não conflitam com o visual da cidade e ficam à altura das mãos das pessoas, sendo na verdade apenas a “porta” de entrada para a lixeira verdadeira, que fica subterrânea.

Ao longo do dia, caminhões de coleta chegam, acionam o silencioso sistema pneumático das caçambas e retiram o lixo. Há um caminhão para cada tipo de resíduo sólido (vidros e metais juntos, plásticos, papel e lixo comum). Essa operação de recolhimento é rápida e silenciosa e, em instantes, o cenário volta ao normal. Na sequência, os resíduos são levados para a central de reciclagem.

O sistema tem ainda o benefício de evitar o mau cheiro. Até mesmo os revestimentos do piso e das lixeiras são elaborados para interferir o mínimo no visual urbano.

Bela proposta! Esperamos que gere muitos seguidores mundo afora. Recolher e reciclar de forma limpa, fácil e sem conflito com o urbanismo é bom e faz o mundo melhor.

Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.