Impossível visitar a Noruega e não se impressionar com suas embalagens, a qualidade das apresentações e com o design delas. Como parte do bloco escandinavo, os noruegueses seguem o padrão superior da Escola de Design Escandinavo, que sempre encanta.
É importante ressaltar a atenção dedicada à fabricação dos produtos, o destaque cuidadoso dado à rotulagem ambiental e às certificações ambientais. Algumas empresas, como a Minde®, do grupo Brynuld®, por exemplo, participa do programa de logística reversa do Ponto Verde®, e isso é bem explicado no verso da embalagem. O produto desenvolvido por eles, castanhas cobertas de chocolate, é feito com chocolate certificado pela UTZ® (importante certificadora baseada na Holanda). A empresa respeita os padrões estabelecidos pela “Den Lille Nottefabrikken”, que preconiza o “fair trade” (comércio justo), utiliza castanhas cultivadas na África, onde apoiam cooperativas, além de usar outros ingredientes selecionados.
A embalagem flexível é bem formada, com cinco soldas, criando um painel frontal bem definido, e, da mesma forma, as laterais e o painel do verso. A embalagem tem sistema abre fácil e furação no alto para garantir a exposição em gancheiras. A qualidade da impressão com degradês suaves é irretocável.
Alguns produtos tradicionais, como o famoso biscoito de gengibre de uma perna só, o Bertil da Berthas, ganhou recentemente um novo pote, de plástico, com tampa e fundo decorado pelo processo de rótulo IML (in mold label), com qualidade de impressão tão sofisticada que os bonequinhos parecem ter vida. É importante destacar o orgulho dos noruegueses por seus produtos: estampam no painel frontal de suas embalagens a bandeira ou selo norueguês, atestando a origem.
A Hval Sjokoladefabrik ASA também opta por acomodar seus marzipãs (pasta de amêndoas) cobertos de chocolate num lindo pote azul-marinho intenso. Apenas a tampa com decoração de um rótulo IML é usada para apresentar o produto, informar a tabela nutricional e dar as informações legais. Prova incontestável de que um projeto bem feito pode sempre ir além e resultar em equilíbrio de apresentação e custo.
A Orkla, grande fabricante de produtos alimentícios da Noruega, é detentora de várias marcas, e a TORO é uma das maiores, com grande variedade de produtos. Merece destaque a opção conservadora das embalagens de sopas; o prato de sopa de peixe fica “dentro” do mar com as tradicionais residências norueguesas ao fundo.
A TINE, maior produtora de produtos lácteos, optou por um design mais leve e de vanguarda para seus produtos, com elementos gráficos equilibrados e cores suaves e harmônicas entre si, que se adaptam tanto nas versões cartonada como nos frascos. A empresa destaca o apoio que presta à Cruz Vermelha nos painéis frontais. Reforço de imagem é sempre bom e possível por meio das embalagens, sem comprometimento ou sem ser apelativo.
A Noruega é reconhecida pela qualidade das águas minerais, como a famosa VOSS®; a Isklar® é mais popular e desenvolveu uma garrafa PET com um belo projeto remetendo aos icebergs como o próprio rótulo. Exibe também a referência ao país de origem e o apoio ao time olímpico de esqui do país.
Atentei que na Noruega também há um programa similar aos outros países europeus de logística reversa de garrafas por meio de cobrança de cupom ou depósito que é devolvido no retorno. Tudo isso são provas cabais de que estes programas são sustentáveis, afinal, de outra forma não existiriam em tantos países.