NO PAÍS EM QUE HÁ GRANDE TRADIÇÃO E PREOCUPAÇÃO NO CONSUMO
DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, HÁ OPÇÕES EM TODOS OS TIPOS DE EMBALAGENS
Os vikings foram povos primitivos que antecederam os escandinavos (dinamarqueses, suecos, finlandeses e noruegueses). Existem muitas histórias acerca desse povo de navegadores, exploradores e bárbaros (nos dois sentidos!). Aquavit e vodca são bebidas destiladas da região, porém, como possuem alto teor alcoólico, os noruegueses bebem muito mais cerveja no dia a dia. Há grande preocupação no país com o consumo de bebidas alcoólicas, a ponto de bebidas destiladas e vinhos serem vendidos apenas em lojas especializadas e autorizadas, que têm horário regulamentar de operação.
Já os supermercados só podem vender cervejas e ices, bebidas com menor teor alcoólico, porém após as 20 horas não se pode comprar nem cerveja. As gôndolas de bebidas alcoólicas são cobertas com cortinas após esse horário e, aparentemente, todos respeitam.
Muitas vodcas já são oferecidas em garrafas PET com tampa de alumínio, como a AMUNDSEN, apresentada como a vodca do Ártico. A decoração é muito moderna, trazendo um rótulo no label look apenas com as cores cinza e preta, além do recurso de contra-rótulo impresso dos dois lados para criar um efeito visual na parte frontal da garrafa com a bandeira norueguesa tremulando altiva.
Uma das cervejarias mais famosas e tradicionais é a Frydenlund®, de 1859. A empresa tem muitas variantes de cervejas, mas uma das mais consumidas é a FATØL (chope), cuja lata de alumínio de 500 ml tem um design muito elegante e clássico, nas cores azul-marinho, dourada e com detalhes em branco, destacando a data de fundação da empresa, o antigo entregador e as medalhas ganhas.
Também há muitas microcervejarias, como a Aegir®, de apenas 9 anos. A empresa é da cidade de Flam, às margens de grandes fiordes. Como a água é muito especial, as cervejas são deliciosas e famosas. Algumas já possuem escala para serem impressas em litografia, como a versão Amber Ale. A tipo Baever optou pela decoração com rótulo termoencolhível e aproveitou para explorar a possibilidade de imprimir mais cores, deixando a cerveja no mínimo mais engraçada. Aliás, o design da linha toda é moderno: até o elemento gráfico que simboliza um viking é divertido!
O destaque fica para a opção da abertura total da lata, conhecida no Brasil como “bocão”, mas com a diferença que aqui agradou pouco, mas lá é muito usada e aceita, já que preferem beber diretamente na lata.
Embalagem melhor promove um mundo melhor sempre. Sucesso àqueles que se dedicarem a isso! Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.