Recentemente visitamos alguns países da Europa e notamos algumas novidades nas embalagens de queijos
A embalagem de fondue em stand up pouch, por exemplo, rompe alguns paradigmas e surpreende pela proposta com um belo design gráfico, que permite que o produto fique no mesmo patamar de apresentação dos tradicionais cartuchos.
Já a empresa francesa-Société® apresentou duas novas embalagens de queijo Roquefort recentemente. Uma delas tem duas partes, como se fosse uma gaveta inserida em um armário. A fatia de queijo é apoiada numa “bandeja” que entra numa embalagem translúcida e traz a marca gravada em uma alça para facilitar a retirada. Detalhes que demonstram o cuidado da empresa com o consumidor. O “sistema” é fechado por um selo com abertura facilitada por uma lapela. A decoração da embalagem é feita por rótulo in mold label, garantindo um excelente acabamento.
A segunda opção é uma embalagem mais simples com base injetada e tampa termoformada para a apresentação de 100 gramas. As duas embalagens possuem o mesmo design, com tons de verde marcantes. Nessa versão mais simples, a tampa também é decorada com in mold label, fazendo com que ambas estejam muito alinhadas.
Para os cremes, notamos as apresentações com quantidades menores, o que fica mais adequado aos novos padrões de famílias e de consumo. Estão optando mais por embalagens ovais, que de certa maneira se diferenciam das redondas ou retangulares e permitem um bom painel frontal. É o caso da Boursin®. A opção da Pavê d’Affinois®, um delicado queijo, foi por uma embalagem tampa e fundo em papelcartão empastado. O design equilibrado e a base na cor preta conferem muita elegância ao conjunto.
Mesmo em uma simples embalagem flexível, a holandesa Holland Master® conseguiu se diferenciar na gôndola graças a um bom design com as cores preto e laranja em elegante harmonia. Além disso, tiveram o cuidado de colocar um sistema de corte a laser para facilitar a abertura e um mecanismo de ‘resselagem’ para permitir o ‘refechamento’. As duas partes são de polipropileno, e isso é claramente declarado na rotulagem ambiental.
O charme e sofisticação da marca Castello
Embora a marca Castello® remeta a um nome latino, pertence a uma empresa tradicional Dinamarquesa Arla Foods Amba, que sabe como fortalecer a marca usando muito bem uma grande ferramenta de marketing: a embalagem. As embalagens são sempre modernas, usam tecnologia de ponta em termos de barreiras, tipos de fechamento, opções de materiais e conceitos, atendendo aos consumidores no tocante a aspectos como conveniência, estilo, segurança, sustentabilidade e saúde.
A embalagem do queijo fatiado Höhlenkäse® (queijo da caverna, numa tradução livre), por exemplo, remete ao ambiente das caves de vinhos. Ela ainda traz uma janela transparente para permitir a visualização do queijo e aumentar o apetite, além de sistema de abertura fácil com possibilidade de ‘refechamento’. A bandeja em polipropileno na cor preta confere ainda mais sofisticação, e o projeto permite que o queijo fique bem apoiado para ser facilmente visto e retirado da embalagem. O design gráfico do frontal esbanja elegância com o logo na cor dourada e o fundo negro. O verso, por sua vez, traz como instrumento de comunicação os benefícios do produto e informações sobre a empresa. A linha conta ainda com queijos temperados em bandejas com tampas termoformadas, práticos de ser levados à mesa.
O mais relevante é desenvolver uma embalagem melhor a partir de um bom projeto e estudos aprofundados, pois: Embalagem melhor promove um mundo melhor sempre. Sucesso àqueles que se dedicarem a isso! Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.