Novidades nas gôndolas alemãs

Assunta Napolitano Camilo

O Instituto de Embalagens está sempre se atualizando para compartilhar os melhores conteúdos aos participantes dos nossos cursos. Assim, visito feiras internacionais importantes de alimentos, bebidas, doces, produtos cosméticos, embalagens e processos de transformação e impressão. Sempre que possível visito os pontos de venda de outros países, pois encontro conceitos e aplicações diferentes para as embalagens. O que nos dá insights e nos provoca a pensar.

Há inúmeras novidades nos pontos de venda. A preocupação ambiental tem sido o maior fator de mudança ocorrido por lá, nos últimos anos. O uso de PCR (material reciclado pós consumo) em embalagens plásticas tem crescido fortemente, sendo que as rígidas contêm quase 100% de PP, PET ou PE reciclado.

As embalagens de papel e papelcartão (sem plástico) estão presentes em muitos tipos de produtos: escovas dentais, fios dentais, batons, desodorantes, barras de chocolates, entre outros.

Os xampus e sabonetes em barra apresentados em embalagens de papelcartão reciclado com PCR também são oferecidos como alternativas aos produtos líquidos mais pesados e que utilizam frascos plásticos.

Os donos de marca destacam em suas embalagens o uso de alta porcentagem de plástico reciclado pós-consumo ou que utilizam menos plástico, além de alertar que as embalagens devem ser recicladas novamente.

Recentemente, a marca de sucos Innocent aderiu ao sistema alemão de logística reversa PFAND FLASCHE (garrafa que volta). Neste sistema, as garrafas têm um depósito cobrado na hora da compra do produto. Esse valor é reembolsado quando a embalagem é devolvida pelo consumidor.

A “entrada” deles foi comemorada com um grande destaque na parte frontal da embalagem, tal a importância que isso tem para a população esclarecida. Era um contrassenso oferecer um produto saudável sem ser ambientalmente correto.

É perceptível também o maior uso de embalagens de vidro, por exemplo, medicamentos, como cápsulas ou comprimidos, embalados em vidro âmbar, sem blisters ou cartuchos.

A aplicação do NUTRI-SCORE na parte frontal das embalagens ganhou força até nas embalagens de marca própria. O Nutri-Score é uma avaliação do perfil nutricional de alimentos pré-embalados colocado na frente da embalagem. O esquema de rotulagem nutricional Nutri-Score foi desenvolvido pela autoridade francesa de saúde pública, em 2017, porém agora tem sido utilizado em toda Europa.

Começou uma nova fase no mundo. Espero que estas preocupações cheguem logo ao Brasil para termos aqui também:

Embalagem melhor para um mundo melhor.

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.