O ORGULHO GAÚCHO NAS EMBALAGENS

PRODUTOS À BASE DE UVA E VINHO SE DESTACAM NA CULTURA DA REGIÃO

Como já dissemos, num país das dimensões do Brasil e com tantos grupos étnicos, as diferenças culturais são evidentes entre as várias regiões. Ao visitar o Rio Grande do Sul encontrei produtos regionais que exploram suas tradições e seus produtos.

Uma das empresas que tem explorado o orgulho gaúcho é a Essência di Fiori, que foi uma das pioneiras no desenvolvimento de cosméticos derivados da uva e do vinho na Serra Gaúcha. A marca estabeleceu uma conexão com a natureza, optando por compostos que cuidam enquanto embelezam, resgatando a beleza natural de cada pessoa a partir das propriedades únicas das uvas que cultivam. Estas características ilustram as suas embalagens para contar a sua história para os seus consumidores. Os rótulos da sua linha de produtos de cuidados pessoais destacam a palavra UVA e os tons da cor vinho. Usam ainda “tags” em formato de um cacho de uvas e destacam que o produto é natural e da Serra Gaúcha.

Dentre os vários produtos da região, o vinho é talvez o mais importante economicamente e socialmente, uma vez que traz muitas divisas e empregos para a região do vale dos vinhedos. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale, obteve em 2002 o reconhecimento como Indicação Geográfica, em que podiam conceder o selo de Indicação de Procedência (IP) aos vinhos que estivessem dentro dos padrões estabelecidos pela Aprovale. A partir de 2012, com o reconhecimento do Vale como Denominação de Origem (DO), para ostentar esta classificação, os produtos devem obedecer a regras mais específicas em relação à produção da uva e à elaboração do vinho. O Vale dos Vinhedos foi a primeira região com classificação de Denominação de Origem (DO) de vinhos no país. Este reconhecimento representou um importante avanço para o desenvolvimento econômico regional. 2020 foi considerada a “Safra das Safras” e o resultado foi excelente para as vinícolas que possuem rótulos com (DO) (Casa Valduga, Miolo Wine Group, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato, Terragnolo Vinhos Finos, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Almaúnica, Vinícola Cave de Pedra e Vinícola Dom Cândido).

As compotas de doces ou as geleias têm forte tradição na região sul do Brasil. Jamais faltam na mesa da família gaúcha. Quando podem, eles mesmos as preparam, apesar de haver na região mais de 100 empresas dedicadas a esta produção. Destacaria os maiores representantes: Oderich, Maribo, Casa Madeira e Frutos da Terra, que utiliza a marca Vega. As marcas Vega, Casa Madeira e a Maribo têm potes de vidro exclusivos e são muito reconhecidas pela qualidade e pelas belíssimas embalagens, que, inclusive, já receberam prêmios internacionais. Produtos que têm forte tradição e embalagens que contam a história desta relação mantêm conexão longa e de valor com seus consumidores. Embalagem que representa a cultura do povo é melhor e faz o mundo melhor.

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.